“A construção da simbologia maçónica: aspetos e elementos no património português”

“A construção da simbologia maçónica: aspetos e elementos no património português”

25 jun 2016
  • Cultura
  • Educação
foto

 No mês de Fevereiro teve início o curso “A Maçonaria na definição do Ocidente – História, Pensamento, Utopias”, tendo este decorrido até ao final do mês de Maio, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

Na senda deste primeiro curso, apresenta-se agora a realização de um outro com o tema “A construção da simbologia maçónica: aspetos e elementos no património português”, cujas sessões se realizarão aos Sábados, às 16h00, nos meses de Junho e Julho, contando novamente com a coordenação científica do Prof. Paulo Mendes Pinto (Diretor da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona).

A simbologia maçónica encontra-se um pouco por toda a arquitetura e urbanística nacional. Um olhar atento descobre elementos eventualmente maçónicos em pormenores decorativos, tal como os descobre na essência de certas representações.

Neste curso os formandos poderão perceber como, desde o século XVII, a simbologia maçónica se adapta a diversas leituras e diferentes quadros, uns mais explícitos, outros menos, levando-os obrigatoriamente a um equacionar da própria natureza maçónica do que é representado.