'O Amante' em análise com Ana Gomes

'O Amante' em análise com Ana Gomes

20 mar 2017
  • Cultura
foto

'O Amante', um dos maiores sucessos da escritora Marguerite Duras, obra que marcou a literatura francesa do século XX, esteve em análise na sessão do mês de março do ciclo de conversas Livros Proibidos que teve como convidada a eurodeputada Ana Gomes.

Relato de uma intensa paixão amorosa e sexual entre uma adolescente francesa, branca e pobre, de formação ocidental, e um chinês de classe alta da Indochina (antiga colónia francesa), a obra de cariz autobiográfico revela uma enorme coragem de Marguerite Duras, tendo em conta o enredo do livro.

A narrativa expõe o relacionamento escandaloso e proibido entre uma jovem europeia e um oriental, algo inconcebível segundo o quadro normativo e as convenções sociais à época. Por outro lado, é também a afirmação de uma nova perspetiva, em que a mulher aparece como figura dominante, desconstruindo uma visão do feminino construída na matriz da solidão, da fragilidade e da dependência emocional.

Esta obra foi proibida e censurada em muitos países do mundo, justamente por fazer a apologia da livre vivência do amor erótico e da mulher esfíngica que destrói e serviu de base para este encontro e para um debate moderado pelo jornalista Ricardo Costa.