‘O Triunfo dos Porcos’ pelo olhar de Ana Drago

‘O Triunfo dos Porcos’ pelo olhar de Ana Drago

17 dez 2015
  • Cultura
foto

O insuperável ‘O Triunfo dos Porcos’ (Animal Farm, no original), de George Orwell, foi a obra que fechou a primeira edição do ciclo Livros Proibidos, com Ana Drago como convidada e Maria Flor Pedroso como moderadora.

Este romance satírico foi publicado na Inglaterra em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, sendo proibido exatamente neste período pelo facto de Estaline ser um dos aliados britânicos na luta contra o nazismo.

Pelo forte pendor político foi sendo, ao longo dos anos, objeto de censura em diversos países do mundo, nomeadamente naqueles dominados por regimes comunistas.

Trata-se de uma parábola sarcástica da Revolução Russa de 1917 e dos seus resultados, procurando veicular uma reflexão: a de que o novo regime, o de Estaline, seria tão tirânico como o seu percursor czarista e de que a Revolução Bolchevique, tal como a Revolução Francesa em 1789, acabariam depostas por novos ditadores. Uma crítica feroz ao poder e às culturas totalitárias, quer tenham o rosto de Napoleão ou o de Estaline.