
O Município de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, no valor de 100 mil euros, à Fábrica da Igreja do Senhor Jesus dos Navegantes de modo a se proceder à aquisição de um órgão de tubos de grandes dimensões. Este servirá para o acompanhamento litúrgico das celebrações religiosas, enriquecendo a oferta de música erudita no concelho.
Esta comparticipação servirá, igualmente, para a formação de novos músicos e compositores, dando continuidade à presença da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo nas instalações da Paróquia de Paço de Arcos.
Dando continuidade à tradição, e tendo em conta a existência ainda de mestres organeiros portugueses, foi mostrada a vontade da Fábrica da Igreja do Senhor Jesus dos Navegantes de dotar a igreja paroquial de um órgão, construído por um destes mestres, dimensionado para o espaço existente para o efeito.
O Município acedeu em comparticipar em dois terços do valor da aquisição deste equipamento, que servirá também para enriquecer a proposta de animação de música erudita permitindo a passagem de executantes de nível internacional criando uma rede de órgãos, juntamente com as comunidades de Linda-a-Velha e de Oeiras, tornando-se uma referência no panorama nacional.
Por outro lado, e de forma gratuita e fácil, permitirá o livre acesso dos munícipes aos concertos a serem desenvolvidos naquele espaço.