19ª Conferência Mundial de Cidades e Portos

19ª Conferência Mundial de Cidades e Portos

Durante a conferência, foi também assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Câmara Municipal de Lisboa, que tem como objetivo fortalecer a colaboração intermunicipal, com especial foco no planeamento territorial, no desenvolvimento económico e na gestão das infraestruturas portuárias.

28 nov 2024
  • município
  • viver
  • ciência e inovação
  • estratégia e economia

A 19ª Conferência Mundial de Cidades e Portos decorreu esta quarta-feira, 27 de novembro, reunindo líderes e especialistas para debater o desenvolvimento sustentável das cidades portuárias. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Primeiro-Secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, e do Presidente da Associação Internacional de Cidades Portuárias (AIVP), Edouard Philippe.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, destacou "a importância da cooperação, do planeamento territorial e da interligação e inter-relação que se estabelece entre as cidades e os portos". Sublinhou ainda que "a atividade económica decorrente da atividade portuária tem um impacto enorme nas cidades," reforçando a necessidade de uma abordagem integrada e sustentável para o desenvolvimento das áreas urbanas portuárias.

Durante a conferência, foi também assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Câmara Municipal de Lisboa, que tem como objetivo fortalecer a colaboração intermunicipal, com especial foco no planeamento territorial, no desenvolvimento económico e na gestão das infraestruturas portuárias. O protocolo visa também otimizar o aproveitamento das diversidades de desembarques e promover uma integração mais eficaz entre as cidades e os portos, beneficiando toda a região metropolitana.

Este evento enquadra-se na Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025 e no Programa Oeiras Mar, consolidando o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e a Economia Azul, enquanto reforça a projeção internacional da marca Oeiras Valley.