Agenda Científica - Janeiro 2023

Agenda Científica - Janeiro 2023

A agenda de janeiro dá a conhecer eventos e iniciativas dedicadas à comunicação e divulgação do conhecimento e ciência dinamizada em instituições de investigação científica de Oeiras.

01/01/2023 a 31/01/2023

Vários

Consultar Informações

01 de Janeiro de 2023
  • Oeiras
  • viver
  • investir
  • ciência e inovação

AGENDA CIENTÍFICA DE EVENTOS

Janeiro 2023

 

A agenda de janeiro dá a conhecer eventos e iniciativas dedicadas à comunicação e divulgação do conhecimento e ciência dinamizada em instituições de investigação científica de Oeiras.


Exposições

Museu de Arte Urbana do Taguspark – MAU
Data: Todos os dias
Horário: sempre aberto
Local: Taguspark – Ciência do Conhecimento
Público-alvo: Público em geral 
Breve descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho com o Anjo Futurista, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.
Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt 
 

Girafa Lavoisier no Taguspark
Datas: A partir de janeiro 2023
Horário: 09h-19h
Local: Núcleo Central do Taguspark – Ciência do Conhecimento
Público-alvo: Público em geral 
Breve descrição: 5200 chinelos retirados do Índico estão na origem da mais nova atração da Cidade do Conhecimento: uma escultura superdimensionada, representativa de uma girafa. Produzida pela Ocean Sole (ONG sediada no Quénia) em parceria com a United to Remake (start-up instalada na Incubadora do Taguspark), a “Girafa Lavoisier“, com 5,60 metros foi criada a partir de cinco milhares de chinelos apanhados no Índico, contribuindo, assim, para a recolha de resíduos e para a construção de um mundo mais sustentável. Visite-a no Núcleo Central do Taguspark.
Mais informações em: https://www.facebook.com/Taguspark/ | https://www.instagram.com/taguspark_sa/ | https://www.instagram.com/p/Ckij9iMNYLc/  
 

Exposição “A Ciência Move-nos para o Futuro”
Datas: A partir de 25 de janeiro até 28 de fevereiro 2023
Horário: 10h-18h
Local: Templo da Poesia – Parque dos Poetas
Público-alvo: Público em geral 
Designação: Esta mostra inclui fotografias do trabalho do ITQB NOVA no auge da pandemia.
Mais informações: https://www.itqb.unl.pt/events/licoes-da-pandemia-a-ciencia-move-nos-para-o-futuro  
 

Aquário Vasco da Gama
Data: janeiro 2023
Local: Aquário Vasco da Gama
Descrição: O regresso às aulas passa pelo Aquário Vasco da Gama. Planeia uma visita com a tua escola e com os teus colegas em -https://ccm.marinha.pt/pt/aquariovgama/atividades/visitasescolares - e vem descobrir a magia do fundo dos oceanos. Aproveita para usufruir do espaço interativo “Janela para o Oceano” e navegar na nova plataforma dedicada ao Rei D. Carlos I e à sua coleção oceanográfica. Vem aprender mais sobre as espécies que habitam no mar e nos rios, todos os dias das 10h às 18h (com última entrada às 17h30). Aquário Vasco da Gama – Dafundo
Mais informações: https://www.instagram.com/aquariovascodagama/ 

 

Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios e Concursos

 

Técnico – Expert Talk: Cibersegurança – Da Vulnerabilidade à Exfiltração de Dados
Data: 03 de janeiro 2023
Público-alvo: Público em geral
Horário: 18h30-19h30
Local: online
Descrição: O Webinar de janeiro da série “Técnico+ Expert Talks” conta com os oradores Sérgio Silva e David Russo, CYBERS3C. Neste webinar será realizada uma demonstração de um ciberataque ao vivo do ponto de vista do cibercriminoso, abordando os seguintes tópicos: Apresentação; Angariação de informação; Identificação do ponto de entrada; Exploração da vulnerabilidade; Exfiltração de dados. Webinar gratuito, sujeito a inscrição prévia.
Mais informações: shorturl.at/bovNR  
 

Seminário Geometria em Lisboa – Leonardo Macarini: “Symmetric periodic Reeb orbits on the sphere”
Data: 03 de janeiro 2023
Horário: 16h 
Local: Pavilhão de Matemático / Online
Público-alvo: público geral 
Descrição:  O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) irá organizar mais um seminário da série de “Seminários Geometria em Lisboa” envolvendo o orador Leonardo Macarini (Instituto Superior Técnico).
Mais informações: https://geolis.math.tecnico.ulisboa.pt/  


Seminário Geometria em Lisboa – Emílio Franco
Data: 10 de janeiro
Horário: 16h
Local: Online
Público-alvo:  Público Geral (interesse em geometria)
Descrição: O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) irá organizar mais um seminário da série de “Seminários Geometria em Lisboa”. Nesta edição será Emílio Franco da Universidade Politécnica de Madrid que falará no seminário.
Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-geometria-em-lisboa-emilio-franco/  


Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática – Sebastian Engelke
Data: 12 de janeiro 2023
Horário: 17h 
Local:  Online
Público-alvo: Público geral 
Descrição:  A série de seminários do IST Mathematics, Physics & Machine Learning — — visa juntar matemáticos e físicos interessados em machine learning (ML) com especialistas em ML e AI interessados em matemática e física, com o objetivo de introduzir técnicas inovadoras de inspiração matemática e física em Machine Learning e, reciprocamente, a aplicação de Machine Learning a problemas de Matemática e Física.
Mais informações: https://mpml.tecnico.ulisboa.pt/
  

Seminário Geometria em Lisboa – Yaiza Canzani 
Data: 17 de janeiro 2023
Horário: 16h00 
Local: Sala P3.10 (Pavilhão de Matemática)/ Online 
Público-alvo: Público geral (interesse em geometria)
Descrição: O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) irá organizar mais um seminário da série de “Seminários Geometria em Lisboa”. Nesta edição será Yaiza Canzani (Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill) que falará no seminário.
Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-geometria-em-lisboa-margarida-mendes-lopes/ 

 

Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática – Alhussein Fawzi 
Data: 19 de janeiro 2023
Horário: 17h
Local: Sala P3.10 (Pavilhão de Matemática)/ Online 
Público-alvo: Público geral (interesse em geometria)
Descrição: O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) irá organizar mais um seminário da série de “Seminários Geometria em Lisboa”. Nesta edição será Alhussein Fawzi que falará no seminário.
Mais informações: https://mpml.tecnico.ulisboa.pt/ 


 
Lições da Pandemia: a ciência move-nos para o futuro

Mesa redonda e Inauguração da Exposição
Data: 25 de janeiro 2023, quarta 
Horário: 19h00 às 20h30
Local: Templo da Poesia, Parque dos Poetas – Oeiras
Público-alvo: Público geral 
Descrição: A nova normalidade na sequência da pandemia COVID-19 teve um responsável: a ciência. Em Oeiras, instituições científicas como o ITQB NOVA direcionaram muito da sua ciência a combater o SARS CoV-2, e estabeleceram parcerias com o município para realizar a testagem massiva dos profissionais de primeira linha e para realizar a validação de testes de saliva COVID-19 nas escolas públicas de Oeiras, permitindo a testagem de uma população que não era incluída nas testagens regulares: milhares de alunos do pré-escolar ao 2º ciclo. Nesta sessão, será abordada a forma como as instituições científicas atuam no enfrentamento de emergências locais e globais, bem como a importância de parcerias como a estabelecida entre o ITQB NOVA e o município de Oeiras. Serão também discutidos os passos para evitar ou combater uma nova pandemia, numa parceria entre a ciência e a sociedade. A mesa redonda contará com a participação de investigadores do ITQB NOVA e de representantes da CMO, numa sessão moderada pelo jornalista Carlos Vaz Marques.  Terá lugar também a inauguração da Exposição “A Ciência Move-nos para o Futuro”, com fotografias do trabalho no ITQB NOVA no auge da pandemia.  Entrada livre limitada à lotação do espaço.
Mais informações: https://www.itqb.unl.pt/events/licoes-da-pandemia-a-ciencia-move-nos-para-o-futuro 


 
Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática – Yang-Hui He
Data: 30 de janeiro 2023
Público-alvo: Público geral
Horário: 14h
Local: Sala P3.10, Pavilhão de Matemática / Online
Descrição: O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) irá organizar mais um seminário da série de “Seminários Matemática, Física & Aprendizagem Automática”. Nesta edição será Yang-Hui He (CITY, Universidade de Londres) que falará no seminário.
Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-matematica-fisica-aprendizagem-automatica-yang-hui-he/  


Formação, Oficinas e Comunidade de Professores 

 

Cursos gratuitos PRR em janeiro
Datas: 03 a 31 de janeiro 2023
Horário: diversos
Local: Online 
Público-alvo: Público geral
Descrição: Estão abertas as inscrições para os novos cursos gratuitos sobre capacitação digital, dinamizados pelo INA em janeiro de 2013, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Estes cursos em e-learning, são orientados para os trabalhadores da Administração Pública e têm um limite de 50 vagas por edição. 
Mais informações: https://www.ina.pt/index.php/formacao-noticias/2740-prr-cursos-gratuitos-em-janeiro 


WebINAr: A participação como instrumento de antecipação em ambientes de incerteza
Datas: 26 de janeiro 2023
Horário: 15h-16h15
Local: online – Webinar INA
Descrição: O WebINAr "A participação como instrumento de antecipação em ambientes de incerteza" realiza-se a 26 de janeiro, às 15h00. Com o objetivo de divulgar e sensibilizar os/as trabalhadores/as e dirigentes para a importância da participação na tomada de decisão, serão partilhadas experiências participativas e discutido o seu impacto. Ao longo deste Ciclo de webINArs, de inscrição gratuita, serão abordados temas como a participação e o seu contributo para a confiança nas instituições públicas, a construção da democracia participativa, o orçamento participativo da AP e a participação como instrumento de antecipação. Este ciclo de webINArs conta com interpretação para Língua Gestual Portuguesa. 
Moderadora: Abel Carreira – Diretor de Serviços do INA, I.P. 
Oradores: Isabel Menezes (Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto); Gustavo Cardoso (Professor Catedrático do ISCTE-IUL) e Rui Santos Ivo (Presidente do INFARMED)
Mais informações: https://www.ina.pt/index.php/agenda/2718-ciclo-de-webinars-participacao-na-ap   


Sessão Aberta ao Ensino Superior
Datas: 27 de janeiro 2023, sexta
Horário: 16h
Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) – Oeiras
Público-alvo: Estudantes de licenciatura ou mestrado
Descrição: Estudante de licenciatura ou mestrado à procura de oportunidades de formação? Venha conhecer os programas de formação do Instituto Gulbenkian de Ciência! No dia 27 de janeiro, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) promove uma Sessão Aberta ao Ensino Superior. Este evento online pretende ajudar os alunos de licenciatura e mestrado a conhecer melhor os programas de formação do IGC e a planear os próximos passos da sua carreira científica. No âmbito da sua missão de formar a próxima geração de cientistas, o IGC tem uma sólida tradição na formação, com um leque de programas de elevada qualidade adequados às diferentes fases de carreira, e que são continuamente adaptados às necessidades dos alunos e aos últimos avanços científicos. Durante este evento, os alunos de todas as formações científicas (mesmo fora das ciências da vida) são convidados a conhecer melhor o programa de doutoramento do IGC, os projetos de mestrado e a nossa Escola de Verão, através de sessões interativas onde podem falar e colocar questões aos coordenadores destes programas e aos cientistas do IGC. Este evento será em inglês. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
Mais informações em: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/sessao-aberta-ao-ensino-superior-23/  


Espetáculos
 

Concerto de Ano Novo
Orquestra Gulbenkian/Oksana Lyniv/Kristine Opolais
Datas: 05 e 06 de janeiro 2023
Horário: 05 janeiro - 20h | 6 de janeiro - 19h
Local: Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Descrição: Elogiada pela especial combinação entre o rigor da sua direção e a densidade do seu entendimento musical, a maestra ucraniana Oksana Lyniv ficará para a História como a primeira mulher a subir ao púlpito do mítico Festival de Bayreuth, tendo então colocado o seu grande talento ao serviço da ópera O Navio Fantasma, na abertura da edição de 2021. É fundadora e diretora artística do LvivMozArt Festival e da Orquestra Sinfónica Juvenil da Ucrânia, sendo um dos nomes mais aclamados entre os maestros da sua geração. A projeção internacional do seu trabalho faz dela uma destacada embaixadora da cultura ucraniana em todo o mundo, tendo-se tornado também uma voz empenhada e um símbolo da luta pela paz.
Mais informações em: https://gulbenkian.pt/agenda/concerto-de-ano-novo-2023/ 

 

Star Wars: O Regresso de Jedi
Orquestra Gulbenkian
Datas: 12, 13 e 14 de janeiro 2023
Horário: 20h
Local: Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Descrição: Terceiro capítulo da muito popular interpretação ao vivo pela Orquestra Gulbenkian da banda sonora da saga Star Wars. Tendo-se inspirado em motivos de música clássica e barroca, John Williams criou uma série de temas associados às personagens principais, mas no episódio VI, O Regresso de Jedi, explorou as novas nuances emocionais do filme transformando a emblemática Marcha Imperial que acompanha Darth Vader numa composição mais densa e complexa, em sintonia com o destino da principal figura do lado negro da Força. Um imperdível espetáculo no encerramento da trilogia original.
Mais informações: https://gulbenkian.pt/agenda/star-wars-o-regresso-de-jedi/

 

Concerto de Ano Novo
Datas: 21 de janeiro 2023
Horário: 21h30
Local: Igreja de São Vicente de Fora
Descrição: O Concerto de Ano Novo, organizado pelo Patriarcado de Lisboa, pela Capella de S. Vicente e pela Editora Althum, e que conta com o apoio do Instituto Superior Técnico, terá lugar no próximo dia 21 de janeiro, pelas 21h30, na Igreja de São Vicente de Fora. Sob a direção de João Vaz, serão apresentados em primeira audição moderna, Motetes Marianos de João Rodrigues Esteves (1701-1752). O restante programa incluirá cantochão e peças de órgão de Carlos Seixas. O concerto contará com 4 músicos da Capella Patriarchal, 8 músicos da Capella de São Vicente e 8 jovens músicos. 
Folha de Sala: https://tecnico.ulisboa.pt/files/2022/12/folha-de-sala_ano-novo_lx_21-01-2023.pdf 
 

 

Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados a COVID-19