Agenda Científica - Maio 2021

Agenda Científica - Maio 2021

Oeiras

01/05/2021 a 31/05/2021

Oeiras

Gratuito

01 de Maio de 2021
  • ciência e inovação
Agenda Científica - Maio 2021

AGENDA CIENTÍFICA DE EVENTOS

MAIO 2021


A agenda científica de maio apresenta informação atualizada sobre os eventos e iniciativas de divulgação de ciência que decorrem em Oeiras ao longo do corrente mês. Promover a cultura científica, a criatividade e o ensino da ciência com e para a sociedade, é condição fundamental ao incentivo a aprender, a pensar e a intervir no mundo atual e futuro. De forma colaborativa, instituições científicas, universidades, escolas, empresas, bibliotecas e museus, proporcionam conversas e debates, exposições, jogos e vídeos temáticos, projetos e atividades do programa Oeiras Educa, oficinas científicas e tecnológicas ou encontros/visitas virtuais a laboratórios, além da interação com especialistas de múltiplas áreas do conhecimento.

 

Percursos, Visitas a laboratórios e Dias Abertos

 

Título: À Descoberta da Flora da Estação Agronómica Nacional
Data: 18 de maio 2021
Horário: 10h30 às 11h30
Local: Online
Público-alvo: Para todos
Descrição: Venha aprender a desenhar as plantas que tem próximo de si! Nesta visita guiada em redor do ITQB NOVA vai poder ficar a conhecer as plantas e árvores que se encontram na Estação Agronómica Nacional, com as explicações da Investigadora Ana Fortunato. As vagas são limitadas e a inscrição é obrigatória. Este evento é dinamizado no âmbito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, celebrado a cada dois anos no dia 18 de Maio. Uma iniciativa lançada pela European Plant Science Organization e promovida em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e pelo ITQB NOVA, esta celebração tem como objetivo despertar o maior número de pessoas para o verdadeiro fascínio das Plantas, sensibilizando para a importância do seu estudo.  Esta atividade é organizada pelo ITQB NOVA, CIB, iBET, Green-it, InnovPlantProtect e ANSEME, com o apoio do Município de Oeiras. Este é um pré-evento da Noite Europeia dos Investigadores - Reggae.

Mais informações e inscrições: https://forms.gle/PRpkXwDdnXxCmtLF8  

 

Título: Dia Aberto da ENIDH 
Data: 19 de maio 2021
Horário: 
Local: Online
Público-alvo: M/15
Descrição: A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) organiza este ano, pela primeira vez, o Dia Aberto da ENIDH, exclusivamente em formato online. O Dia Aberto, destina-se aos jovens que pretendem ingressar no ensino superior, e pretende dar a conhecer as ofertas formativas da ENIDH, saídas profissionais e o nosso campus escolar. Durante o dia de 19 de maio de 2021, o corpo docente e não docente da ENIDH irá acompanhar as visitas virtuais e estará disponível para esclarecer as dúvidas dos interessados. O acesso às atividades digitais do Dia Aberto carece de inscrição prévia, através do preenchimento e submissão do seguinte formulário: 
https://docs.google.com/forms/d/1xA6m6TxF-dwS0YvhXLWfpsNQ-bHFJcDcSPOgrbaJegU/edit

A inscrição é provisória, necessitando de posterior confirmação por parte do Serviço de Relações Públicas e Observatório Profissional da ENIDH (relacoespublicas@enautica.pt). As inscrições encerram a 14 de maio de 2021. O programa e o link para participação no evento, serão enviados posteriormente por e-mail. Se o teu sonho é obter uma educação superior de excelência para poderes trabalhar na Marinha Mercante (Oficiais de Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas e Engenharia Eletrotécnica Marítima) ou no setor Marítimo-Portuário, tens aqui uma excelente oportunidade para ficares a conhecer a nossa instituição e os nossos cursos. Junta-te a nós, este ano, em formato digital.

Mais informações em: https://www.enautica.pt/

 

Título: Dia Aberto Online ITQB NOVA 2021
Data: 30 de maio 2021
Horário: 10-17h
Local: Online
Público-alvo: Para todos
Descrição: O ITQB NOVA convida a descobrir como “A Ciência move-nos para o futuro”. Neste ano em formato on-line, o Dia Aberto 2021 irá combinar visitas virtuais a espaços que nunca são abertos ao público com as últimas notícias do trabalho desenvolvido pelos nossos investigadores para combater a pandemia COVID-19, dos testes com saliva à investigação de medicamentos que possam tratar os infetados pela doença. Será possível visitar uma exposição em ambiente 3D e conversar em salas individuais com investigadores. Quem quiser saber mais sobre os cursos do ITQB NOVA tem uma área dedicada, e poderá tirar as suas dúvidas com atuais e antigos alunos. Os mais pequenos também não foram esquecidos: terão atividades orientadas pelos nossos investigadores para fazer em casa, e poderão assistir à já tradicional sessão de ciência espetacular com o investigador Carlos Romão. Para fechar o dia estarão disponíveis vários quizzes de ciência, com direito a prémios para o público de todas as idades. Tudo isso em sessões em direto e on-demand, num dia único em que poderá descobrir o futuro que a ciência está a construir. 

Descubra mais em: http://www.diaabertoitqb.pt

 

 

Formação e Oficinas

 

Título: User Innovation Workshop “Cool Tools for Science” – 2.ª Edição
Data: 12 e 13 de maio 2021
Horário: 10h00-13h00
Local: Online
Público-alvo: Estudantes de Ensino Superior
Descrição: Durante a sua investigação criou uma solução personalizada para os seus problemas? Um software? Um gadget? Um procedimento que lhe mudou a vida? A sua criação pode ser útil para outras pessoas. Venham partilhá-la no 2.º encontro “Cool Tools for Science”, uma oportunidade para mostrar os seus desenvolvimentos e partilhar essa dimensão do trabalho de investigação: a inovação pelos utilizadores. Contem-nos as vossas invenções e como melhoraram o vosso rendimento científico, partilhem-nas com outros colegas e vejam como juntos as podem ainda tornar melhores. E candidatem-se a ganhar o prémio de melhor inovação do ano! Podem submeter a vossa Cool Tool para um pitch (este ano num formato de vídeo curto criativo) ou, se querem mostrar como funciona a vossa Cool Tool works, também para um workshop de demonstração. Para vos ajudar a mostrar a ferramenta da melhor forma possível oferecemos aos participantes um workshop de criação de vídeo e alguns conselhos sobre como proteger a inovação antes da apresentação pública no encontro. Se não tem nenhuma Cool Tool para mostrar mas quer espreitar o que outros andam a fazer, registem-se de forma gratuita e juntem-se online nos dias 12 e 13 de maio 2021, entre as 10h e as 13h. Venham espreitar e experimentar as Cool Tools for Science.

Mais informação e inscrições em: https://cooltools.tecnico.ulisboa.pt/ 

 

Título: User Experience Design Talks @CMUPortugal (sessão 2) – Lining Yao
Data: 18 de maio 2021
Horário: 15h00
Local: Online
Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior
Descrição: Anuncia-se a realização do 2.º webinar da série “User Experience Design Talks @CMU Portugal”, promovida pelo Programa CMU Portugal, no próximo dia 18 de maio. O principal objetivo destas Sessões é antecipar alguns dos principais temas que serão abordados no Programa de Formação Avançada em UxD (Advanced Training Program in UxD), desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o Instituto Superior Técnico e o Human Computer Interaction Institute (HCI Institute) na CMU. Registo gratuito mas obrigatório. As credenciais de acesso ao evento serão enviadas a todos os participantes na véspera da sessão.

Mais informações e inscrições: 
https://www.cmuportugal.org/media/user-experience-design-talks-by-cmuportugal-will-take-place-between-april-and-june/ 

 

Título: Ciclo de Workshops “Raparigas nas Engenharias e Tecnologias” – Dia Nacional da Energia
Data: 28 de maio 2021
Horário: -
Local: Online
Público-alvo: Estudantes do Ensino Básico e Secundário
Descrição: O Ciclo de Workshops “Raparigas nas Engenharias e Tecnologias”, em formato webinar, é uma iniciativa do Projeto Engenheiras por um Dia, iniciado em 2017 em articulação com o Técnico desde o primeiro momento, que tem como objetivo promover, junto das estudantes de ensino básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos. O “Projeto Engenheiras Por Um Dia” é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros. Programação:  28 de maio – “Dia Nacional da Energia”. Este Dia celebra-se a 29 de maio de cada ano.

Mais informações e inscrições: https://www.facebook.com/comissaoparaacidadaniaeigualdadedegenero/ 

 

 

Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios e Concursos

 

Título: Seminário QM3 Matéria Quântica & Matemática – Karyn Le Hur
Data: 03 de maio 2021
Horário: 17h00 
Local: Online
Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior
Descrição: Anuncia-se a realização de mais um Seminário “QM3 Matéria Quântica & Matemática”. Oradora: professora Karyn Le Hur (École Polytechnique, Paris). Título: “Geometry, Light Response and Quantum Transport in Topological States of Matter”.

Mais informações e inscrições: https://qm3.tecnico.ulisboa.pt/seminars?action=show&id=6084 


Título: Seminário DBE – Ruben Soares
Data: 03 de maio 2021
Horário: 14h00 
Local: Online
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: No âmbito da série Primavera 2021, vai realizar-se mais um Seminário do DBE (Departamento de Bioengenharia do Técnico). Orador: dr. Ruben Soares (Science for Life Laboratory – SciLifeLab, Solna; KTH Royal Institute of Technology – Department of Protein Science, Division of Nanobiotechnology & Head of Applications at APLEX Bio, Estocolmo, Suécia). Título: “Isothermal nucleic acid amplification in microfluidic systems: From point-of-care diagnostics to in-situ genotyping”

Mais informações: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/departamentos/dbe/eventos 

 

Título: Initiation of immune responses by surveillance of homeostasis perturbations
Data: 04 de maio 2021
Horário: 14h00 
Local: Online
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. Orador: Luis Moita (IGC), Organizador: IGC. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/initiation-of-immune-responses-by-surveillance-of-homeostasis-perturbations/

 

Título: 33.ª edição da JobShop da AEIST
Data: De 4 a 6 de maio 2021
Local: Online
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: A 33.ª edição da JobShop AEIST (Associação dos Estudantes do Técnico) será realizada em formato totalmente online, na plataforma da Easy Virtual Fair. De 4 a 6 de maio 2021, irão participar na maior feira universitária de Engenharia e Tecnologia do país mais de 50 empresas, representativas de todos os cursos do Técnico. A AEIST convida a comunidade académica para participar. Não perca a oportunidade de:
• Ter uma nova perspetiva no âmbito da sustentabilidade ao nível universitário e empresarial no Green Space e nos Debates;
• Conhecer e entregar o CV a empresas de referência na sua área;
• Fazer networking na Feira Virtual (registo);
• Conhecer e discutir a atualidade do mundo da investigação nas Research Talks (inscrição);
• Treinar soft skills no Pitch Room (inscrição) e encontrar a primeira oportunidade de carreira.

Mais informações em: https://www.instagram.com/jobshop.aeist/ 

 

Título: Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021 – Webinar “O Espaço da Ciência em português”
Data: 5 de maio 2021
Horário: 14h00 – 17h45
Local: Online
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: O Colégio Tropical da Universidade de Lisboa (CTROP) associa-se à 2.ª comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e organiza o Webinar subordinado ao tema “O Espaço da Ciência em Língua Portuguesa – constrangimentos, desafios, oportunidades”, a realizar a 5 de maio 2021, entre as 14h e as 17h45. São dois os sub-temas do webinar: “Política científica no espaço lusófono: estratégias presentes e futuras de promoção da língua portuguesa como veículo de comunicação científica.” “Fazer ciência em português – o que pensam os investigadores?” Programa. Inscrições. – O Zoom meeting ID será disponibilizado por e-mail. O CTROP, um dos cinco Colégios da ULisboa, «visa desenvolver uma estratégia transdisciplinar na Universidade, com vista à resolução dos desafios societais nas regiões tropicais, reforçando o seu papel na diplomacia científica». O Técnico integra docentes e investigadores na equipa dos cinco colégios, que são unidades transversais a várias Escolas e Unidades de investigação da ULisboa.

Mais informações em: https://www.ctrop.ulisboa.pt/ 

 

Título: Trained immunity: a memory for innate host defense
Data: 07 de maio 2021
Horário: 14h00 
Local: Online
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. ORADOR: Mihai G. Netea/Radboud University Medical Center, Nijmegen, the Netherlands; ORGANIZADOR: Colin Adrain. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/trained-immunity-a-memory-for-innate-host-defense/ 

 

Título: Debate 'Será que as plantas que comemos vêm mesmo da natureza?'
Data: 18 de maio 2021
Horário: 18h00 às 19h00 
Local: Online
Público-alvo: M/18 anos
Descrição: Será que o que comemos vem de facto da natureza? Esta será a pergunta lançada por uma breve apresentação do investigador Pedro Fevereiro, sobre os alimentos que consumimos. Ao debate, moderado pelo jornalista Luís Ribeiro, irão ainda representantes de diferentes áreas, num painel multidisciplinar composto por Conceição Calhau, especialista em nutrição, pela produtora Gabriela Cruz, pelo investigador Pedro Fevereiro e pelo profissional da área da gastronomia, José Maria Moreira. Este evento é dinamizado no âmbito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, celebrado a cada dois anos no dia 18 de Maio. Uma iniciativa lançada pela European Plant Science Organization e promovida em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e pelo ITQB NOVA, esta celebração tem como objetivo despertar o maior número de pessoas para o verdadeiro fascínio das Plantas, sensibilizando para a importância do seu estudo.  Esta atividade é organizada pelo ITQB NOVA, CIB, IBET, Green-it, InnovPlantProtect e ANSEME, com o apoio do Município de Oeiras. Este é um pré-evento da Noite Europeia dos Investigadores - Reggae. Assista ao evento e deixe as suas questões: https://zoom.us/j/96914596892

Mais informações em: https://www.itqb.unl.pt/ 


Título: PubhD Lisboa – edição especial Dia Aberto ITQB NOVA
Data: 26 de maio 2021
Horário: 19h30
Local: Online
Público-alvo: M/16 anos
Descrição: O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento e o público para uma conversa informal, em que para explicam a sua investigação em linguagem acessível e respondem a todas as perguntas. Na quarta-feira, dia 26 de maio, assista à sessão online no canal de YouTube do PubhD de Lisboa e coloque perguntas aos investigadores de doutoramento do ITQB NOVA/iBET através da janela de chat.

Mais informações em: https://pubhdlisboa.wordpress.com/ 

 

Título: Unravelling the developmental control of tissue growth: the fly abdómen
Data: 28 de maio 2021
Horário: 14h00 
Local: Online
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. ORADOR: Nicolas Tapon/Crick Institute, London, UK | ORGANIZADOR: Caren Norden. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/trained-immunity-a-memory-for-innate-host-defense/ 

 

Programas de Apoio

 

Título: Programa de Cooperação Técnica e Científica alargado
Data: Até 15 de junho
Local: Online
Público-alvo: Estudantes de Ensino Superior
Descrição: O prazo das candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município e as Instituições de Ensino Superior foi alargado. Os alunos do Ensino Superior que queiram candidatar-se dispõem agora até ao dia 15 de junho para se inscreverem. O programa visa incentivar projetos inovadores através de soluções para áreas prioritárias definidas pelo Município. As propostas devem enquadrar-se em cinco temáticas: adaptação às alterações climáticas; eficiência energética na iluminação pública; ambiente construído, prática de atividade física e oferta desportiva qualificada; gestão de resíduos urbanos; a utilização dos Dados LIDAR/Laser Scan – que desafios? Serão atribuídas duas bolsas, no valor de cinco mil euros cada, aos dois candidatos que apresentem as ideias mais inovadoras.

Mais informações em: https://programacooperacao.oeirasvalley.com/ 

 

Efemérides

Programa Oeiras Educa

Formação e Comunidade de Professores 

 

Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados à covid-19
Precisa de ajuda? chatBotLogo