Agenda Científica – março 2024

Agenda Científica – Março 2024

Fique a conhecer a  Agenda Científica referente ao mês de março.  

01/03/2024 a 31/03/2024

Vários

Consultar informações

01 de Março de 2024
  • investir
  • ciência e inovação

AGENDA CIENTÍFICA DE EVENTOS
 

A agenda de março pretende dar a conhecer iniciativas e eventos dedicados à comunicação e divulgação de ciência e conhecimento que, no corrente mês, são dinamizados através das várias instituições de investigação científica de Oeiras.  

 

📌 Efemérides, Dias Abertos

 
Semana da Biomédica do Instituto Superior Técnico
Data: 4 a 6 de março
Horário: 9h às 17h
Local: Técnico – campus Alameda
Público-alvo: A Semana da Biomédica do Instituto Superior Técnico (Job2BE) irá realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de março, e consiste na realização de várias palestras e workshops, com variadas temáticas na área da Engenharia Biomédica. Haverá ainda lugar para uma feira de emprego, na qual estarão presentes várias empresas de áreas consideradas de interesse para os estudantes, com o objetivo de partilharem a sua missão e objetivos e criar um momento de networking.
Mais informações

 

Rumo ao teu futuro: Dia Aberto
Data: 7 de março
Horário: 10h às 17h
Local: ITQB NOVA
Público-alvo: Estudantes do ensino superior
Descrição: No dia 7 de março, o ITQB NOVA abre as portas aos estudantes do ensino superior no evento “Rumo ao teu futuro: Dia Aberto”. O programa, com atividades das 10h às 17h, vai contar também com visitas ao campus e aos laboratórios e um convívio de final de dia para uma experiência imersiva da comunidade académica. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer em detalhe os Mestrados, conversar com estudantes ou alumni, bem como esclarecer as suas dúvidas com os coordenadores.
Mais informações 

 
Dia Internacional da Mulher | 8 de março
Fórum "Celebrar a Voz Feminina no Futuro de Portugal”
Data: 8 de março
Horário: 9h30 às 12h45
Local: Centro de Congressos do Núcleo Central do Taguspark
Público-alvo: Público em geral
Descrição: Durante a manhã os participantes são convidados a ouvir as visões e ambições de mulheres líderes em diferentes áreas da sociedade portuguesa, a pensarem soluções inovadoras para os desafios que o país enfrenta e a participar num debate aberto e construtivo sobre o futuro de Portugal. O Fórum, que decorre entre as 09H30 e as 12H45, conta com dois painéis:
•    "Quais os nossos vision boards para Portugal?" 
•    "Portugal valoriza os seus talentos e os seus inovadores?" 
Será ainda apresentado um manifesto para ser assinado digitalmente a partir do dia 8 de março e que será entregue aos líderes dos partidos políticos na Assembleia da República. 
Mais informações 

Jornada da Empreendedora no Dia Internacional da Mulher | 8 de março
Data: 8 de março
Horário: 9h30 às 13h30
Local: Templo da Poesia, Parque dos Poetas (Oeiras)
Público-alvo: Público em geral
Descrição: Junte-se ao evento 'Jornada da Empreendedora' no próximo dia 8 de março e partilhe experiências, conhecimento e histórias de sucesso para fortalecer a sua jornada empreendedora junto de outras mulheres. O evento é gratuito e insere-se nas comemorações do Dia Internacional da Mulher que terá lugar no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, pelas 9h30. Este projeto, promovido pelo Hub Life Design e com o apoio do Município de Oeiras, destina-se a todas as mulheres com vontade e ambição de iniciar o seu próprio negócio, mas que necessitam de orientação. Neste encontro, serão exploradas as seis atitudes fundamentais para transformar ideias em negócios: Observar a vida, Autoanálise, Observar o exterior, Planeamento, Ação e Coerência. No final do evento, espera-se que cada participante saia com um plano de negócios inicial, maior clareza sobre as suas competências empreendedoras, boas conexões com outras mulheres, ferramentas práticas para o autoconhecimento e desenvolvimento de ideias, e, acima de tudo, equilíbrio entre corpo e mente. Inscrições em Jornada da Empreendedora 
Mais informações

Sessão Solene do XV Dia da Graduação do Técnico
Data: 16 de março de 2024
Horário: Check-in dos graduados (confirmados na cerimónia) – entre as 9h e as 9h30; Início da cerimónia: 10h
Local: Aula Magna – Reitoria da Universidade de Lisboa
No dia 16 de março de 2024, sábado, pelas 10h, celebra-se o “XV Dia da Graduação do Técnico”, onde são protagonistas os graduados de Mestrado (Ciclo integrado e 2.º Ciclo) e de Doutoramento (3.º Ciclo) até dezembro de 2023. (*) A sessão solene decorrerá na Aula Magna da Universidade de Lisboa.
Programa:
9h / 9h30 – Check-in de graduados
10h – Abertura da Sessão Solene
10h05 – Entrega de certificados
11h05 – Intervenção do Presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço
11h10 – Intervenção |  Alumni
11h15 – Intervenção | Graduados do 3.º ciclo
11h20 – Intervenção | Graduado do 2.º ciclo
11h25 – Encerramento da Sessão Solene
11h30 – Momento musical
Convida-se também a família e amigos de cada alumnus/alumna a assistir à cerimónia. Os convidados não ficarão junto dos graduados durante a cerimónia. Os lugares de acompanhantes (família e amigos) estão condicionados ao espaço existente e serão ocupados por ordem de chegada.
Mais informações

  
Em 2024, a ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique comemora o seu centésimo aniversário
Data: Calendário de Comemorações do Centenário – ano 2024
Descrição: Um marco que reflete uma jornada de uma enorme paixão pelo mar, uma aposta num ensino de excelência e um forte compromisso e dedicação à comunidade marítimo-portuária. Fundada em 1924, então com a designação de Escola Náutica, é hoje, passados 100 anos, uma referência de ensino a nível nacional e internacional. É a única instituição de Ensino Superior dedicada à formação na área marítimo-portuária e acreditada pela EMSA – European Maritime Safety Agency. Tem experiência consolidada na formação de oficiais da marinha mercante e quadros superiores para o setor marítimo-portuário, guiando-se pelas boas práticas do setor; acompanhando a constante evolução tecnológica; proporcionando aos alunos as melhores condições para o desenvolvimento das suas competências e qualificações. Com um acompanhamento de proximidade ao longo de todo o seu período de formação; garantindo a integração dos alunos no mercado de trabalho – os cursos da ENIDH têm uma elevada empregabilidade, tanto no mercado nacional como internacional; preparando os futuros diplomados para as novas realidades e desafios do setor e promovendo a atualização dos profissionais no ativo através de cursos de curta duração e pós-graduações que complementem as formações de base. Continuaremos a traçar a rota marítima com rumo a um futuro que passa, inevitavelmente, pela digitalização crescente dos navios e do negócio do shipping, o que exige novos requisitos de qualificação e formação, bem como pela aposta na sustentabilidade, transição energética e foco na economia azul.
Mais informações

Programa de março

◼ 13.03.2024, às 15h00 | Auditório DGRM, Polo de Estudos Náuticos da ENIDH (Paço de Arcos) 
Conferência na ENIDH “Consequências da Inteligência Artificial nas Profissões Marítimas” 
Mais informações 
 
◼ 13.03.2024, às 17h30 | Auditório DGRM, Polo de Estudos Náuticos da ENIDH (Paço de Arcos) 
Conferência na ENIDH “IBERIA BRANCH TECHNICAL MEETING” Mais informações 

 

ULisboa, 10 Anos, 10 Visitas - Visita 6: da Faculdade de Motricidade Humana
Data: 23 de março
Horário: 15h às 16h30
Local: Entrada principal da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa
Público-alvo: Público em geral
Descrição: No âmbito das Comemorações do seu 10º Aniversário em 2023, alguns espaços emblemáticos da Universidade de Lisboa vão abrir-se à comunidade académica, ao público e à cidade. O programa ULisboa 10 Anos, 10 Visitas inclui um conjunto de Visitas e Passeios com convidados que guiarão os participantes. A Visita 6 será feita aos espaços da Faculdade de Motricidade Humana, no dia 23 de março de 2024, às 15h, e será orientada pelo Professor Carlos Neto. No âmbito das Comemorações do 10º Aniversário da ULisboa em 2023, espaços emblemáticos da Universidade de Lisboa vão abrir-se à comunidade académica, ao público e à cidade. O programa ULisboa 10 anos, 10 Visitas inclui um conjunto de Visitas e Passeios com convidados que guiarão os participantes. As Visitas e Passeios são gratuitos, com inscrição obrigatória até 24h antes. Máximo 20 pp. por Visita. Duração: 90 min
ℹ Mais informações 

 
Prémio REN 2024
Data: Candidaturas até 30 de abril 2024
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: Está aberto o prazo de candidaturas para a edição de 2024 do Prémio REN. O Prémio visa distinguir as melhores teses de mestrado (anualmente) e de doutoramento (bianualmente, nos anos ímpares), sendo um dos mais antigos galardões científicos nacionais do sector e tendo como objetivos estimular o desenvolvimento e inovação do setor energético e promover o conhecimento científico sobre as suas temáticas, bem como estreitar laços entre a comunidade académica e o tecido empresarial. Academicamente, são abrangidas as áreas de Engenharia, Economia, Matemática, Física, Direito, Sistemas de Informação e Computação. O prémio para a melhor tese de mestrado é de 25.000,00€, sendo ainda, galardoados e premiados os segundo e terceiro lugares, e atribuídas menções honrosas. Em 27 edições foram atribuídos mais de 125 prémios a alunos de cerca de 10 instituições de ensino superior. Para mais informações, pode ser consultada a página do Prémio REN e respetivo regulamento.
Mais informações 

 
➡ Prémio Maria de Sousa: 4ª edição – 2024
Data: candidaturas até 31 de maio 2024
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: Estão abertas as candidaturas ao Prémio Maria de Sousa até 31 de maio 2024. A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL estão a divulgar a quarta edição do Prémio Maria de Sousa, criado em homenagem à imunologista e grande investigadora portuguesa. O Prémio Maria de Sousa visa galardoar e apoiar até cinco jovens investigadores científicos portugueses até aos 35 anos, residentes em Portugal ou no estrangeiro, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência. Cada projeto de investigação selecionado para apoio receberá até um montante máximo de €30.000.  Pode consultar o regulamento e submissão da candidatura em https://bialfoundation.com/pt/premios/premio-maria-de-sousa/.
Mais informações


📌 Ciência Cidadã

 
➡ Programa Ciência + Cidadã
Quer participar no Programa Ciência + Cidadã? Este é um programa de cidadania ativa que pretende incentivar o envolvimento e participação dos cidadãos na ciência. Dinamizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, o ITQB NOVA e o Município de Oeiras é uma iniciativa enquadrada na estratégia “Ciência Aberta a Oeiras”. Agora já tem plataformas digitais e pode acompanhar todas as notícias e iniciativas a decorrer!
InstagramFacebookLinkedInLinktr.ee 


📌 Exposições

 
Essências do MAU 
Data: Até 09 de março de 2024 (2ª a sábado)
Horário: 9h-19h
Local: Núcleo Central do Taguspark – Cidade do Conhecimento (Oeiras)
Público-alvo: Público geral
Descrição: Associada à história do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark, e por via da fotografia, a exposição ‘‘Essências do MAU’’ exibe fragmentos dos graffitis que estão na origem e desenvolvimento da coleção de arte do Taguspark. Produzidas nas garagens da Cidade do Conhecimento e, agora, também apresentadas no átrio do Núcleo Central do Taguspark, estas pinturas de mural revelam a individualidade dos seus criadores, assim como a visão vanguardista, arrojada e contemporânea do Taguspark.
ℹ Mais informações em: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt

 

Exposição permanente do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark
Datas: Todos os dias de novembro
Horário: Sempre aberto
Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento
Público-alvo: Público geral
Descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.
Mais informações em: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt

 

📌Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios, Feiras e Concursos

 
Conferência “Modernist women interior designers and artists: to deepen the reading of the different expressions of female creativity
Data: 7 e 8 de março 2024
Horário: 9h às 17h30
Local: Fundação Calouste Gulbenkian (Sala de Congressos 1)
Público-alvo: Público geral
Descrição: A Conferência “Modernist women interior designers and artists: to deepen the reading of the different expressions of female creativity” terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 7 e 8 de março de 2024, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. O programa inclui uma visita guiada ao Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, e ao Museu da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, no dia 9 de março. Este evento é organizado pela Docomomo Portugal, uma organização sediada no Instituto Superior Técnico, presidida por Ana Tostões, investigadora do Centro para a Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA) e secretariada por Zara Castelo Ferreira, aluna de doutoramento do CiTUA. Ambas irão participar como Keynote Speakers na conferência. A conferência é organizada em colaboração com o Docomomo ISC/Interior Design. O principal objetivo desta conferência é proporcionar uma plataforma para discussões, divulgação e intercâmbio de pesquisas em curso no Docomomo ISC/ID, com um foco específico na perspectiva da criatividade feminina. A conferência oferecerá também uma oportunidade valiosa para partilhar a investigação em curso neste domínio com o Docomomo International, outros investigadores e o público em geral.
Mais informações
 

Sessão de encerramento do projeto “Game Art and Gender Equity”
Data: 8 de março
Horário: 16h às 17h30
Local: Hub Criativo do Beato, Lisboa 
Público-alvo: Público geral
Descrição: O Interactive Technologies Institute tem o prazer de anunciar a sessão de encerramento do projeto “Game Art and Gender Equity” (GAGE) no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento, a realizar nas instalações do Interactive Technologies Institute no Hub Criativo do Beato, poderá ser acompanhado remotamente. O evento promete ser o culminar de anos de investigação dedicada e colaboração criativa sobre a participação das mulheres na indústria dos videojogos em Portugal. O destaque da noite será a apresentação do teaser do curta de animação ‘Mnema’, uma representação das vozes e experiências das mulheres na indústria de jogos. ‘Mnema’ é uma curta-metragem de animação realizada por Carolina Bonzinho e Inês Costa, produzida com o apoio da Agência para a Promoção da Cultura Atlântica (APCA Madeira). O filme incorpora os resultados da pesquisa empírica do GAGE, apresentando um universo visual que encapsula as histórias e experiências de mulheres na indústria de jogos. O evento contará com a presença de stakeholders relevantes nas áreas do jogo e da equidade de género.
ℹ Mais informações

 
➡ Alumni Talks – Women Edition 2024
Data: 8 de março
Horário: 12h30 às 14h30
Local: Sala de reuniões do Pavilhão Central – Campus Alameda 
Público-alvo: Público geral
Descrição: No dia 8 de março, chega mais uma edição das “Alumni Talks – Women Edition”. O evento que junta na mesma mesa antigos e atuais estudantes do Técnico para partilharem um brunch e uma conversa, voltou. Esta edição é especial e, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, procura assinalar o percurso inspirador de sucesso de 6 alumnae do Técnico que irão partilhar os seus percursos e ajudar a desenhar diferentes futuros profissionais. Nesta edição estarão presentes as seguintes alumnae:
•    Sara Guerreiro de Sousa | Innovation Product Manager @ Unbabel Labs & Center for Responsible AI | Matemática Aplicada e Computação;
•    Mariana Marques | CAMO Engineer | Engenharia Aeroespacial;
•    Joana Pinto | Co-founder and CEO @ Clynx Health | Engenharia Biomédica;
•    Lara Próspero | Global Director – L&D Delivery Excellence at Microsoft | Engenharia Física Tecnológica;
•    Marta Sousa e Silva | Project Manager at Xylem, Inc.| Engenharia do Ambiente;
•    Inês Lynce | Gender Balance@Técnico | Presidente do INESC-ID | Co-Director at CMU Portugal | Engenharia Informática e de Computadores.
Ao participarem numa das atividades do Career Center, os estudantes podem pedir um certificado de participação que poderão utilizar para pedido de creditação de atividades extracurriculares. Para tal, é necessário enviar um e-mail para careercenter@tecnico.ulisboa.pt após o evento. *A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição. Será enviado um email de confirmação após inscrição.» Evento organizado pelo Técnico Career Center, em colaboração com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE), e com o apoio da Santander Universidades.
Mais informações 

 

➡ Seminário “Epigenomic programming of brain plasticity and disease risk by ovarian hormones”
Data: 8 de março
Horário: 14h
Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) – Auditório Ionians
Público-alvo: Público geral
Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC. Nesta data o orador é Marija Kundakovic (Department of Biological Sciences, Fordham University, Bronx, NY, USA)
Mais informações 


 
IST Distinguished Lecture – Uwe Czarnetzki
Data: 13 de março
Hora: 16h
Local: Auditório PA1, Campus Alameda
Descrição: Uwe Czarnetzki proferirá uma IST Distinguished Lecture / IPFN e DF Colloquium, com o título “Kinetic effects in low-temperature plasmas”, no dia 13 de março de 2024. O evento é co-organizado pelo grupo N-PRiME do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, e pela Área Científica de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear do Departamento de Física no Instituto Superior Técnico.
ℹ Mais informações 

 

➡ Técnico Summer Internships | Sessão de Esclarecimento
Data: 13 de março
Horário: 12h30 às 13h30
Local: Anfiteatro FA1, Pavilhão de Informática I, Instituto Superior Técnico Campus Alameda
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: Os Técnico Summer Internships são estágios de curta duração em empresas de várias áreas e decorrem entre junho e agosto. São uma ótima forma de conhecer a realidade empresarial, bem como uma oportunidade para as empresas contactarem com estudantes que prescindem de parte do seu período de férias para testarem os seus conhecimentos e competências, e terem contacto com novos desafios num novo ambiente.
Datas importantes:
•    Submissão de ofertas de estágio: até 12 de abril
•    Candidaturas de estudantes: 15 de abril a 5 de maio
•    Resultados das Candidaturas: até 17 de maio
•    Assinatura de Contratos: até 31 de maio
•    Estágios de Verão: 3 de junho a 31 de agosto de 2024
Mais informações  I Email: careercenter@tecnico.ulisboa.pt 

 
MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares
Data: 14 de março
Horário: 17h15
Local: Centro de Congressos, Campus Alameda, Pavilhão de Civil (Piso -1)
Público-alvo: Estudantes interessados em Engenharia e Tecnologias Nucleares 
Descrição: Conhecer os mestrados do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.
Mais informações | Inscrições

 

➡ Sessão de Apresentação de Empresas | Kearney
Data: 14 de março
Hora: 11h30
Local: Sala VA2, Piso -1, Pavilhão de Engenharia Civil, Campus Alameda
Descrição: A próxima Sessão de apresentação de empresas (Company Presentation Session) é dedicada à Kearney. Nesta sessão os participantes terão a oportunidade de explorar oportunidades de carreira numa consultora mundialmente reconhecida. A Kearney é uma empresa líder global em consultoria de gestão. Nos últimos quase 100 anos, a empresa tem sido conselheira de confiança de Executivos, Órgãos governamentais e Organizações sem fins lucrativos. Nesta sessão, os participantes ficarão a conhecer a Kearney e a cultura da empresa, o trabalho que desenvolve e como é o dia a dia de um consultor. Vão poder também conhecer um case study de um projeto de otimização de rede logística e todo o caminho que a equipa percorreu, desde a conceção até à execução. A empresa irá ainda partilhar as oportunidades de carreira para estudantes e recém graduados e o processo de recrutamento. Oradores:
•    Pedro Vasques | Partner na Kearney;
•    Ana Pedrosa | Principal na Kearney | Alumna do Técnico (Engenharia Civil);
•    Miguel Brandão | Manager na Kearney | Alumnus do Técnico (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores);
•    Sofia Mira | HR Coordinator na Kearney.
Ao participarem numa das atividades do Career Center, os estudantes podem pedir um certificado de participação que poderão utilizar para pedido de creditação de atividades extracurriculares. Para tal, é necessário enviar um e-mail para careercenter@tecnico.ulisboa.pt após o evento.
ℹ Mais informações | Inscrições por Email: careercenter@tecnico.ulisboa.pt

➡ WORLD OCEAN Summit & Expo
Datas: 11 a 13 de março de 24
Hora: 11 (13h30-18h30), 12 (9h-18h30) e 13 (9h-18h) 
Local: Centro de Congressos de Lisboa
Descrição: De 11 a 13 de março de 2024, decorre a 11ª Cimeira Mundial dos Oceanos – World Ocean Summit & Expo -, organizada pelo The Economist Impact no Centro de Congressos de Lisboa. Este evento pretende incentivar ao diálogo e promover ações para uma economia oceânica sustentável. Com mais de 180 especialistas, a Cimeira reúne representantes de empresas, finanças, governos, decisores políticos, sociedade civil e académicos de mais de 80 países. Serão exploradas soluções para os desafios globais dos oceanos em mais de 50 sessões de trabalho. O programa inclui debates políticos e sessões práticas para apresentar soluções reais para os desafios globais dos oceanos. Nesta cimeira, será apresentado o “Programa Oeiras Mar” (POM), alinhado com a estratégia municipal Oeiras Valley e Agenda para a Ciência e Tecnologia, com o intuito de orientar ações na economia azul. O Município de Oeiras estará presente na área expositiva, no stand premium da Fórum Oceano – Hub Azul Portugal. O evento tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e da Fundação Oceano Azul.
Mais informações  

 

Simpósio de Biologia em Escalas Múltiplas = Biology across Scales
Data: 20 a 22 de março
Hora: 9h – 18h
Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC)
Descrição: O Simpósio de Biologia em Escalas Múltiplas tem como objetivos: Reunir cientistas cujos projetos de investigação abranjam várias escalas biológicas, seja espacial, temporal ou de outra forma; Integrar perspetivas teóricas e experimentais. Como resultado, os organizadores desejam promover interações entre investigadores que trabalham questões e fenómenos semelhantes, mas em diferentes escalas ou em modelos e organismos distintos, e que, portanto, não se cruzariam em eventos ou centros de investigação dedicados a temáticas mais específicas.
ℹ Mais informações | Email: bioscales2024@igc.gulbenkian.pt



📌 Formação, Oficinas e Comunidade de Professores

 
Programa Formação 2024 INA 
Data/Horário: diversos
Local: presencial e online
Público-alvo: Público geral
Descrição: O Programa de Formação do INA, I. P., para 2024, inclui cursos de curta e de longa duração, abordagens introdutórias ou cursos financiados PRR, destinados aos trabalhadores da Administração Pública, nas diversas áreas estratégicas de formação normativamente definidas:
•    Formação obrigatória;
•    Cidadania e Participação;
•    Competências Digitais;
•    Inovação;
•    Interesse e Serviço Público
•    Liderança
•    Formação à medida
O Programa de Formação para 2024 pode ser consultado aqui
Mais informação através do e-mail: secretaria@ina.pt 


 
StartUp Research 2024: Inscrições abertas 
Data: Até 19 de abril 2024
Local: ITQB-NOVA
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior (Licenciatura ou Mestrado)
Descrição: Está de regresso mais uma edição da StartUpResearch desenhada colaborativamente por cientistas e empreendedores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e da Nova School of Business & Economics (Nova SBE). Este programa de pós-graduação foi criado para sensibilizar os investigadores para o valor que a sua ciência pode gerar. As inscrições para a quinta edição do programa de pós-graduação decorrem entre 5 de fevereiro e 19 de abril 2024. Ao longo de cerca de três meses, entre 02 de maio e 19 de julho, os cientistas aprendem a transformar o conhecimento e as ideias em produtos e serviços com valor acrescentado para a sociedade e a reconhecer uma boa oportunidade de negócio quando estas surgem em ambiente de laboratório. O programa proporciona a investigadores em Ciências da Vida conhecimentos sobre Gestão da Inovação e Modelação Empresarial, ao mesmo tempo que desenvolve competências de empreendedorismo, através da aprendizagem com investigadores, empresários e empresas. Além do currículo, os interessados devem entregar também uma carta de motivação que resuma a sua experiência de trabalho e indique de que forma este programa contribuirá nas perspetivas de carreira de cada um. Os candidatos com um diploma universitário (pré-bolonha) ou um mestrado (pós-bolonha) terão preferência, assim como uma experiência de trabalho em laboratório de, no mínimo, um ano ou o desenvolvimento de um projeto de forma independente, constituirão vantagens no momento de selecionar os candidatos aceites.
A primeira edição do StartUpResearch realizou-se em 2019 e desde então tem consciencializado jovens investigadores entusiasmados com a ciência a direcionar os seus conhecimentos sobre as tendências de inovação na indústria para os produtos e serviços que possam beneficiar a sociedade. 
Mais informações 

 

➡ MOOC Técnico “Economia Circular” (3.ª edição) 
Data: Inscrições até 22 de março
Local: Técnico - MOOC
Público-alvo: Estudantes Ensino Superior
Descrição: O MOOC Economia Circular 101 na sua terceira edição, é o resultado de um projeto conjunto da 3drivers com o Instituto Superior Técnico, financiado pelo Fundo Ambiental. Este curso online, aberto e gratuito, explica como a economia circular é a nossa oportunidade de mudar para um modelo regenerativo e resiliente, com um novo paradigma económico. A economia circular procura um valor económico e ecológico a longo prazo, concebendo a partir do desperdício; mantendo os materiais e produtos no valor mais elevado possível durante o maior tempo possível; e assegurando que estes se tornem nutrientes para novos ciclos de valor, assim que atinjam o seu fim de vida. Materiais e certificação: o acesso ao curso é absolutamente gratuito e completamente online; os conteúdos estão sempre abertos e cada participante faz o curso ao seu ritmo; o Certificado ficará disponível na plataforma para quem tiver terminado o curso com sucesso, atingindo 60% das pontuações nas atividades de avaliação; os materiais do curso permanecerão disponíveis a todos os utilizadores inscritos após o fim da presente edição, para que possam voltar ao conteúdo mais tarde; o curso é em português e em inglês para atrair estudantes dos países de língua portuguesa.
•    Data de início do curso: 8 janeiro 2024
•    Data de fim do curso: 1 abril 2024
•    Data de início de inscrições: 27 novembro 2023
•    Data de fim de inscrições: 22 março 2024
Mais informações 

 

13ª Edição do Curso “Physics at the LHC-Large Hadron Collider” 
Data: De 04 de março a 13 de julho 2024
Hora: Das 9h às 18h
Local: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Lisboa
Descrição: A 13.ª Edição do Curso “Physics at the LHC-Large Hadron Collider”, organizado pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e pelo programa doutoral IDPASC (Particle Physics, Astrophysics and Cosmology PhD international programme). O curso destina-se a estudantes de licenciatura e pós-graduação e decorrerá entre 4 de março e 13 de julho de 2024, nas instalações do LIP, em Lisboa. O objetivo do curso é introduzir a física, métodos de análise e resultados nas áreas da física abordadas pelos experimentos do LHC. A ênfase é colocada na busca por nova física, em particular fenómenos na base da quebra de simetria eletrofraca. Canais de referência em colisões protão-protão serão discutidos detalhadamente, abrangendo a identificação dos objetos envolvidos, as propriedades do sinal e do fundo, a estimativa do fundo e os discriminantes S/B, a avaliação de erros sistemáticos e a extração e interpretação dos resultados finais. Para os estudantes do Técnico este curso é elegível para creditação – para tal, os estudantes devem inscrever-se na disciplina “Tópicos em Física de Partículas”, no sistema Fénix.»
ℹ Mais informações  

 
➡ Workshop “Career Training Workshop | Storytelling: The Best Ally of Your Career” 
Data: 05 de março
Hora: Das 17h às 19h
Local: Sala V1.24, Pavilhão de Engenharia Civil, campus Alameda
Descrição: No próximo Career Training Workshop, intitulado “Storytelling: The best ally of your Career”, os participantes poderão aprender skills valiosas de comunicação através da arte de contar histórias. Seja a apresentar ideias, participar em entrevistas de emprego ou interagir com profissionais, dominar a arte de contar histórias pode aumentar significativamente a capacidade de atrair, reter e envolver o público. A sessão será orientada por Tomás Varela Pinto, criador de conteúdos e formador de comunicação especializado nas áreas de Storytelling e Marca Pessoal. Este workshop conta com o apoio Santander.
Mais informações 


 
➡ Webinar: Repositório institucional do Técnico - Scholar 
Data: 06 de março
Hora: Das 17h às 18h
Local: online
Descrição: A Biblioteca do Instituto Superior Técnico (BIST) realizará um webinar, através da plataforma Zoom, sobre o repositório institucional do Técnico – Scholar. Este webinar tem os seguintes objetivos: Contextualizar os repositórios institucionais no âmbito do movimento de Ciência Aberta; Conhecer o Repositório Institucional do Instituto Superior Técnico – Scholar; Compreender a importância desta plataforma na promoção do conhecimento científico produzido no Técnico; Aprender a depositar os documentos produzidos no âmbito das atividades desenvolvidas e da produção científica publicada. Embora dirigido preferencialmente a docentes, investigadores e estudantes do 3.º ciclo, a participação está aberta a qualquer pessoa interessada, sendo a apresentação feita em língua portuguesa. A participação é gratuita, mas a inscrição deverá ser feita através de formulário próprio. O Zoom meeting ID será enviado com a confirmação da inscrição.
Mais informações 


 
➡ Webinar: Advances in Sensor Technologies for Environmental Monitoring 
Data: 08 de março
Hora: 10h
Local: online
Descrição: O IPMA informa que decorre a 8 de março o "Webinar: Advances in Sensor Technologies for Environmental Monitoring", a ter lugar pelas 10h00 na plataforma digital online zoom. O webinar enquadra-se no âmbito dos Projetos Bilaterais da EEA Grants, pretende dar a conhecer o ponto de situação da investigação mais recente na área das tecnologias sensoriais aplicadas à monitorização ambiental, cujas atividades têm sido desenvolvidas pelos projetos bilaterais. Estes projetos são financiados pelos EEA Grants Portugal - Blue Growth, EEA Grants Polónia - Applied Research e EEA Grants Roménia - Agência Executiva para o Financiamento do Ensino Superior, da Investigação, do Desenvolvimento e da Inovação (UEFISCDI). O projeto COASTAL trata de "Sensores microfluídicos para a deteção rápida de toxina em aquacultura sustentável" e tem como promotor a Universidade de Aveiro, tendo o IPMA como um dos parceiros. Os projetos participantes no webinar serão COASTAL, OPTIRAS NITROSENS, POLSENS e ELASTOMETA, cujos links se indicam abaixo.
Mais informações | E-mail: coastal@ipma.pt | Link webinar – registo aqui
 

 
➡ Técnico + Expert Talks: Webinar “Curso avançado de Generative AI – Preparado para as competências do Futuro?”
Data: 12 de março
Hora: 18h30
Local: online
Descrição: Sessão interativa e aberta a todos (mediante inscrição prévia), sobre a quarta edição do curso avançado de Generative AI. O webinar contará com a participação dos dois coordenadores do curso, o Professor Miguel Mira da Silva do Instituto Superior Técnico e o Engenheiro Manuel Dias da Microsoft Portugal, que irão apresentar os detalhes do curso e esclarecer todas as questões.
ℹ Mais informações 

 

📌Espetáculos, Lazer


XXIII TUIST: Festival Internacional de Tunas “Cidade de Lisboa”
Data: 01 e 02 de março
Hora: 21h
Local: Reitoria da Universidade de Lisboa, na Aula Magna
Descrição: De regresso à Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, nos dias 1 e 2 de março decorrerá o XXIII TUIST: Festival Internacional de Tunas – “Cidade de Lisboa”. Por ser um dos melhores e mais conceituados festivais de tunas a nível nacional, a edição deste ano contará novamente com algumas das melhores tunas nacionais, internacionais e com outros convidados especiais, estando garantido um espetáculo de grande qualidade musical e carregado de muita tradição académica.
Mais informações 

 

Inauguração da exposição da Universidade de Lisboa “Arte no Feminino” – 10 Anos, 10 Artistas
Data: 08 de março
Hora: 18h
Local: Reitoria da Universidade de Lisboa, na Aula Magna
Descrição: No âmbito das comemorações dos 10 Anos da Universidade de Lisboa, terá lugar a inauguração da exposição “Arte no Feminino” – 10 Anos, 10 Artistas no dia 8 de março de 2024, às 18h, na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Mais informações  

 

Temporada de Música da Universidade de Lisboa
Data: 09, 22 e 25 de março
Hora: 21h
Local: Vários locais (Universidade de Lisboa)
Descrição: projeto Música na Universidade de Lisboa conta com uma programação cultural própria. Com o objetivo de promover a vivência cultural e a sua aproximação à comunidade ULisboa e à sociedade em geral, apresenta agora a temporada de concertos de entrada livre (limitada à lotação de cada espaço). Programa do mês de março de 2024:
•    9 março, 21h – Madrigais – Natureza Eterna – Incognitus Ensemble, Átrio do Museu Nacional de História Natural e da Ciência
•    22 março, 21h – Prelúdio e Transfiguração de Tristão e Isolda – Europa Sinfónica & Pilsen Philharmonic Orchestra, Temporada Darcos, Aula Magna
•    25 março, 21h30 – “Æternum” Concerto da Primavera – Coro da Universidade de Lisboa e Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Igreja Nossa Senhora da Graça, Lisboa
A agenda de concertos da Música na Universidade pode ser consultada online, sujeita a atualizações.
Mais informações