
12 SETEMBRO. QUINTA. 18H30 às 21H30
Templo da Poesia, Parque dos Poetas. Oeiras
As alterações climáticas são um dos principais desafios que a humanidade enfrenta atualmente. Hoje, 1 em cada 8 espécies estão em vias de extinção. Entre 1/3 e 1/2 da superfície do solo está em degradação. São 300 kg de plástico a chegar ao oceano, a cada segundo. Estamos a viver o aquecimento global mais rápido registado nos últimos 65 milhões de anos e, provavelmente, o mais próximo do que sucedeu há 250 milhões de anos, altura em que ocorreu o evento de extinção “A Grande Agonia” e que destruiu mais de 90 porcento das espécies da Terra. O mundo não está a adotar medidas urgentes que permitam parar o desastre ecológico em marcha. Porque é que isso acontece, e o que pode ser feito?
Matthew Shribman é um entusiasta comunicador de ciência com muito sucesso no canal de you tube “Science in the Bath”. O aclamado cientista da Universidade de Oxford, professor e apresentador tem a missão de tornar a ciência tão acessível quanto o oxigénio. As suas palestras impactantes e divertidas, usam uma linguagem clara e simples, num estilo único e disruptivo para todos aqueles que se interessam pelo nosso planeta e todas as espécies (incluindo nós) que dependem dele.
A 12 de setembro, quinta-feira, entre as 18h30 e as 21h30, a convite do “Greene’s Tutorial College (Estoril)” e numa parceria com a Câmara do Comércio Luso-Britânica, Embaixada do Reino Unido e a Câmara Municipal de Oeiras, Matthew vem pela primeira vez a Portugal explicar a ciência por detrás dos problemas, e algumas das soluções, no panorâmico terraço do “Templo da Poesia” do Parque dos Poetas, Oeiras.
O clima tornou-se num tema de discussão premente. Nós somos a primeira geração a sentir os efeitos das alterações climáticas, e muito possivelmente a última geração que poderá fazer algo para os contrariar. Venha conhecer como podemos marcar uma enorme diferença.
Entrada livre.
Informações:
https://www.eventbrite.co.uk/e/matthew-shribman-on-climate-change-what-must-be-done-tickets-68588262339?aff=affiliate1
https://www.facebook.com/events/431581140791100/
http://www.MatthewShribman.com
https://www.instagram.com/matthewshribman/
https://www.facebook.com/ScienceInTheBath/
Sobre Matthew Shribman
Matthew Shribman tem por missão 1) tornar a ciência tão acessível como o oxigénio, 2) promover competências nos indivíduos, estimular a curiosidade, e inspirar a inovação e o pensamento criativo, e 3) rentabilizar o que lhe precede para combater a destruição ambiental e impulsionar mudanças positivas. Tem realizado palestras para a TEDx Londres, a UN Ops, o movimento Extinction Rebellion, participou também em programas televisivos, como o BBC's Today ou o Comedy Central, e esgotou espetáculos em todo o Reino Unido.
O canal de Matthew 'Science In The Bath' tem mais de 25 milhões de visualizações de vídeos on-line no Instagram, YouTube, Facebook, Snapchat e Twitter. A sua audiência é bastante diversificada; abrangendo todas as idades e origens, entusiastas da ciência e pessoas que afirmam não ter gostado de ciências na escola.
É membro da “1% For The Planet”, da “Patagonia Change Makers Community”, membro da “Rita Allen Foundation Fellow of the Science Media Awards & Summit”, conselheiro editorial do “World Congress of Science & Factual Producers”, e embaixador de “Rising Forests”.
Matthew tem colaborado na “Plastic Oceans Foundation” e no “French Research Institute For Development”.
A campanha ambiental de Matthew, #NoBeef, é apoiada por Peter Gabriel, Paul McCartney, a Universidade de Cambridge, académicos de todo o mundo e organizações ambientais da “Planetary Health Alliance to Ecotricity”. A campanha foi destaque na BBC News e no Sunday Times. Inúmeras instituições concordaram em participar do #NoBeef e muitas mais se estão a juntar.