Alto da Montanha: Novas casas entregues a famílias de Oeiras

Alto da Montanha: Novas casas entregues a famílias de Oeiras

A cerimónia da entrega de 64 casas teve lugar no Alto da Montanha, em Carnaxide, onde estiveram presentes o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro e o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

14 mar 2025
  • Carnaxide
  • município
  • viver
  • Habitação
  • Família
  • Apoios
  • União de Freguesias de Carnaxide e Queijas
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a entregar chave a uma família

Sessenta e quatro famílias de Oeiras têm desde quinta-feira, 13 de março, as chaves das suas novas casas, no Alto da Montanha, em Carnaxide, num empreendimento construído no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), o primeiro do país a ser inaugurado.



Foi nas fundações do edifício que se realizou a cerimónia de inauguração do novo empreendimento, que incluiu também uma visita a um dos apartamentos que serão agora habitados. Um momento musical, protagonizado pelo Coro TuneUp Voices, abriu a cerimónia com muita emoção. 



Perante uma sala lotada, subiu a palco cada representante das 64 famílias para receber as chaves das suas novas casas pela mão do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, bem como a Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves.

O Presidente da Câmara de Oeiras destacou a importância do momento, sublinhando tratar-se do primeiro empreendimento em Portugal construído de raiz com recurso ao PRR e da segunda vaga massiva de construção de habitação pública no Portugal Democrático. Isaltino Morais lançou um desafio ao país, a partir de Oeiras, “o primeiro Município português a erradicar as barracas”, para a realização de um pacto de regime entre os dois grandes partidos do centro político e da moderação que permita “o mínimo de 10% de habitação pública em 10 anos”.  

Também o Primeiro-Ministro, no seu discurso, falou sobre a importância do investimento em habitação pública e recordou o objetivo do Governo de construir 59 mil novas casas públicas em Portugal. Luís Montenegro afirmou que o Governo está a executar 4200 milhões de euros de investimento público, em parceria com as autarquias, “os nossos parceiros privilegiados para a execução da política pública de habitação”.


 

Com um investimento total de 12.800.000€, financiado pelo programa PRR Habitação em 12.178.590 euros, o empreendimento do Alto da Montanha contempla 32 casas a estrear em tipologia T2 e outras 32 em Tipologia T3 que foram entregues às famílias em regime de arrendamento reduzido. Os apartamentos inserem-se nos Novos Programas de Habitação do concelho, criados para responder à carência habitacional da população já identificada no Plano Municipal de Habitação de Oeiras 20/30, promovendo a coesão social e a qualidade de vida no concelho.

🚪 Fique a conhecer o interior de um dos apartamentos através da visita virtual ao andar modelo que preparámos para si.

🎥 Se não assistuiu em direto acompanhe a cerimónia de entrega das chaves aos novos moradores através do link