Apoio financeiro de 5 mil euros para funcionamento de postos de enfermagem

Apoio financeiro de 5 mil euros para funcionamento de postos de enfermagem

06 nov 2018
foto

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou um apoio financeiro, no total, de 5.000 euros para o funcionamento dos Postos de Enfermagem da Junta de Freguesia de Barcarena e da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (Delegação de Caxias).

Para Barcarena, o apoio previsto é de 3.100 euros e para a União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias é de 1.900 euros.

A Junta de Freguesia de Barcarena e a União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, disponibilizam às respetivas populações, residentes em localidades mais distantes das unidades de saúde do SNS, postos de enfermagem que têm vindo a prestar serviços de saúde, tais como avaliações (medição da tensão arterial, glicémia, colesterol, Índice de Massa Corporal), administração de injetáveis e tratamentos diversos.

A caracterização territorial destas localidades, bem como o progressivo envelhecimento da população, são fatores que dificultam a acessibilidade da população aos equipamentos do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras (ACESLOO), pelo que estes recursos têm como finalidade melhorar o acesso dos residentes aos cuidados de saúde primários.

A Junta de Freguesia de Barcarena tem em funcionamento três postos de enfermagem, localizados em Leceia, Queluz de Baixo e Tercena. Estão abertos diariamente, de segunda a sexta, no período da manhã. Funcionam em horários desfasados para permitir que a mesma equipa de enfermeiros possa prestar assistência nos três locais. Em 2017 realizaram, de forma totalmente gratuita, 2.711 atendimentos (Leceia – 811 assistências; Queluz de Baixo – 1.022 assistências; Tercena – 878 assistências).

O Posto de Enfermagem da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, está localizado na Delegação de Caxias, e encontra-se aberto ao público diariamente, entre as 9h00 e as 12h00. Presta cuidados de saúde gratuitamente aos utentes do SNS com isenção do pagamento de taxas moderadoras. O posto de enfermagem da Delegação de Caxias realizou, no ano transato, 1.662 atendimentos, um aumento face ao realizado em 2017 (1.382 atendimentos).