Aprender a brincar - Por uma cidadania ambiental ativa

Aprender a brincar - Por uma cidadania ambiental ativa

29 mai 2014
  • Ambiente

Sensibilizar os mais novos para as temáticas relacionadas com as energias renováveis e a eficiência energética foi o objetivo do Campeonato Intermunicipal Energy Game realizado em Sintra e no qual o concelho de Oeiras esteve representado pela EB1 / JI do Alto de Algés.

O evento decorreu no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Energia, a 29 de maio, e contou com a participação de duas centenas professores e alunos do 4º ano dos concelhos de Oeiras, Cascais, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sintra. De assinalar que os Energy Games decorrem nas escolas de Oeiras no âmbito do Programa de Educação Ambiental, consistindo num jogo interativo e didático sobre energias renováveis e eficiência energética que coloca à disposição de alunos e professores uma ferramenta que permite transmitir conhecimentos de uma forma dinâmica e apelativa. O jogo, que funciona num PC portátil projetado num ecrã, com a duração aproximada de 35 minutos, permite a participação, em simultâneo, de quatro equipas por turma, sendo que cada jogador dispõe de um comando que lhe possibilita a interação com as imagens. A brincadeira fomenta a aquisição de conhecimentos e a competição saudável entre equipas.

Noutra campanha de sensibilização as crianças também foram destinatários privilegiados. Neste caso trata-se de alertar para a necessidade de mudança de hábitos e atitudes dos face aos cuidados a ter com os animais de companhia, em prol da preservação dos espaços urbanos partilhados e da promoção de um espírito de cidadania ambiental ativa. Com este objetivo, Câmara Municipal de Oeiras e Royal Canin promovem roadshows usando o Autocarro do Ambiente. As primeiras edições aconteceram em junho e no início de julho, em Carnaxide e Nova Oeiras, estando já agendada para dia 6 de setembro idêntica iniciativa em Linda-a-Velha. Recorde-se que esta campanha de sensibilização para donos de animais arrancou no dia 5 de abril com uma limpeza simbólica das ruas da baixa de Algés, uma ação que juntou autarcas, brigadas municipais, jovens, escuteiros e a população. Ao longo do percurso por Algés foram entregues sacos para recolha de dejetos e folhetos informativos. Ao longo do ano serão levadas a cabo ações dirigidas particularmente aos munícipes donos de cães (distribuição de folhetos de sensibilização, adaptação da sinalética dos parques caninos e roadshows informativos) que visam o respeito pelas particularidades e necessidades dos animais, bem como a correção de alguns comportamentos indesejados, praticados muitas vezes por desconhecimento ou desinformação sobre as regras básicas de suporte à cidadania ambiental.