As máquinas vão substituir os Homens?

As máquinas vão substituir os Homens?

Oeiras

13/11/2018 a 13/11/2018

Palácio Marquês de Pombal

Entrada livre, condicionada à lotação da sala

13 de Novembro de 2018
photo

 

 

Os avanços científicos relacionados com a aceleração tecnológica exponencial impõem mudanças em vários campos. A condução de carros, as intervenções cirúrgicas, a tradução automática e as tarefas domésticas são ações que virão a ser revolucionadas pela inteligência artificial num futuro próximo. E no horizonte do longo prazo Como é que os Humanos vão interagir com as máquinas? Será que vamos trabalhar menos…?

A professora Manuela Veloso considera a Inteligência Artificial uma ciência que pode produzir ferramentas poderosas que acaba por alertar para que a humanidade seja cada vez mais responsável, educada, diversa, inclusiva, criativa e pacífica. Conduz as suas investigações com o objetivo de que um sistema de Inteligência Artificial, como um robô, funcione como um complemento ao ser humano, capaz de o ajudar em tarefas diárias entediantes. Fica a questão de como os humanos deverão interagir com a Inteligência Artificial.

A investigadora Manuela Veloso, referência mundial na área da inteligência artificial, vem ajudar-nos a aprofundar o conhecimento da Inteligência Artificial e discutir inquietações e desafios que o futuro poderá reservar. A moderação é de Rui Neto Pereira.

Manuela Veloso é investigadora de topo em inteligência artificial. Há mais de 25 anos, é professora na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, onde foi líder do departamento de Machine Learning. Distinguida com vários prémios académicos, já publicou mais de 250 artigos científicos. Foi presidente da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial (AAAI) e fundadora do laboratório de investigação Coral. É também uma das responsáveis pelo RoboCup, um campeonato anual de futebol de robôs, que teve a primeira edição em 1997, no Japão.

Recentemente, Manuela Veloso passou a presidir a Unidade de Investigação em Inteligência Artificial do Banco de Investimento JPMorgan norte-americano, no sentido de ajudar o banco a desenvolver sistemas autónomos em novas áreas de negócio e de trabalhar de perto com as equipas de análise de dados.

 

 

 

INFORMAÇÕES:

Palácio Marquês de Pombal

Tel: 214 406 337maria.amandio@cm-oeiras.pt