Oeiras inaugura dois murais de arte urbana no Bairro dos Faroleiros

Oeiras inaugura dois murais de arte urbana no Bairro dos Faroleiros

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou ontem duas obras dos street artists Youthone e Miúdo que celebram a profissão de faroleiro.

25 out 2022
  • viver
  • Habitação
  • Cultura
  • freguesias
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

O Bairro dos Faroleiros, em Paço de Arcos, é constituído por casas de função: casas que servem os faroleiros e suas famílias; e, por isso, o Município de Oeiras, em parceria com a Direção-Geral de Faróis, convidou dois street artists com ligações ao concelho para, usando as empenas dos prédios, gravarem ali uma homenagem à profissão de faroleiro.

O primeiro mural, criado em homenagem ao comandante Júlio Zeferino Schultz Xavier - um oficial da Armada Portuguesa, especializado em engenharia hidrográfica, que se notabilizou como autor do plano de farolagem e balizagem da costa de Portugal, aprovado em 1902 - foi pintado por Adalberto Brito ou Youthone, famoso street artist com uma longa história na pintura de murais em Oeiras. A segunda pintura, uma representação de um faroleiro jovem de binóculos, foi pintada por Jorge Cordeiro, ou Miúdo, que morou durante vários anos em Oeiras, onde desenvolveu a paixão por street art.

São duas as pinturas que vêm dar continuidade ao investimento do concelho feito em arte urbana, que tem vindo a ganhar relevo nos últimos anos. As pinturas, que foram feitas pelos street artists Youthone e Miúdo, revelam a sua estreita ligação a esta temática, uma vez que um serviu como militar da Marinha e, o outro, é neto de faroleiro.

Nesta inauguração estiveram presentes o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, o Executivo Municipal e a Presidente da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Madalena Castro.

Também marcaram presença o Vice Almirante Dores Aresta e o Contra Almirante Noronha Bragança, Diretor e Subdiretor Geral da Autoridade Marítima, o Capitão de Mar e Guerra Miranda de Castro e o Capitão de Fragata Pinto da Silva, Diretor e Subdiretor de Faróis, e o Capitão de Fragata Rodrigues Vicente, Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos.