Câmara de Oeiras atribui reforço financeiro para projeto 'Praia Acessível'

Câmara de Oeiras atribui reforço financeiro para projeto 'Praia Acessível'

02 ago 2018
  • Segurança
  • Mobilidade
  • Apoio Social
  • Lazer
foto

A Câmara de Oeiras vai atribuir um apoio financeiro de 11.250,00 euros à AHBO – Associação Humanitária de Bombeiros de Oeiras, para apoiar o desenvolvimento do Projeto Praia Acessível, na praia de Santo Amaro, de 15 de junho a 31 de agosto de 2018.

O Projeto Praia Acessível é uma iniciativa promotora da igualdade de oportunidades para cidadãos com necessidades especiais.

Em desenvolvimento na praia de Sto. Amaro de Oeiras desde 2005, este projeto tem facilitado o acesso de pessoas com mobilidade condicionada aos benefícios lúdicos e terapêuticos que a praia pode proporcionar.

Disponibiliza gratuitamente cadeiras de praia anfíbias e outros equipamentos de apoio à mobilidade, como passadiços colocados no areal, que visam facilitar o acesso das pessoas com mobilidade condicionada à praia e aos banhos de mar.

A utilização das cadeiras de praia anfíbias está prevista para crianças e adultos através das instituições que frequentam ou a título particular.

No horário de funcionamento do serviço está presente no local, uma equipa de dois elementos da Associação Humanitária de Bombeiros de Oeiras (AHBO) que presta todo o apoio necessário aos utentes, como o seu transporte, transferência de e para as cadeiras de rodas e o acompanhamento durante os banhos, assegurando todas as condições de segurança exigidas.

Os passadiços, com uma extensão superior a 60m, têm vindo a facilitar a mobilidade a todos os frequentadores da praia, utilizadores ou não do projeto. Assim, para as pessoas com cadeiras de rodas, com carrinhos de bebé, para outras pessoas com mobilidade condicionada e para o público em geral, a circulação e o acesso ao areal é bastante facilitado. No âmbito do projeto são igualmente definidas áreas reservadas aos utilizadores deste serviço e, em particular, às instituições inscritas, permitindo o rápido e cómodo acesso dos utentes à praia.

O projeto destina-se a pessoas com mobilidade condicionada, pessoas com deficiência, idosos, pessoas temporariamente incapacitadas, tendo como objetivos mais específicos: facilitar o acesso das pessoas com mobilidade condicionada à praia e aos banhos de mar; promover a integração social das pessoas com deficiência; contribuir para a reabilitação física e psicológica de pessoas com incapacidade e em situação de dependência; promover a eliminação das barreiras arquitetónicas no espaço físico adjacente às zonas de recreio e lazer, para permitir e/ou facilitar a mobilidade de todos.