Calendário do Advento da Sustentabilidade

Calendário do Advento da Sustentabilidade

Acompanhe-nos na contagem decrescente até ao Natal.

30 nov 2022
  • viver
  • Comunicação
imagem fundo branco com ilustração a vermelho e verde com motivos natalicios e sustentaveis

No dia 1 de dezembro demos início à contagem até ao Natal!

Aqui, diariamente, poderá consultar o nosso calendário do advento especial, uma contagem decrescente até ao Natal com informações que ajudarão a tornar as suas festas mais sustentáveis.

O Calendário do Advento Sustentável é contado regressivamente até a Véspera de Natal.

Acompanhe-nos nessa contagem aqui e nas Redes Sociais:

 

♻️ Dia 24 de dezembro

🍽️ Na mesa de Natal opte por utilizar toalha e guardanapos de pano. Evite também a utilização de loiça descartável uma vez que esta não pode ser reciclada.⁠

O Calendário do Advento da Sustentabilidade termina hoje. Partilhe com o Município como tornou as suas festas mais sustentáveis!


♻️ Dia 23 de dezembro

🎅🏾 🎆 A recolha de resíduos nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, como acontece todos os anos, estará condicionada.⁠

Neste sentido, pedimos a colaboração de todos para evitar a acumulação dos mesmos junto aos contentores de deposição.⁠
Oeiras limpa depende de todos!⁠


♻️ Dia 22 de dezembro


🥗 O Município de Oeiras encontra-se a implementar o projeto de recolha de Biorresíduos (restos de comida) através da instalação de contentores para este fim e da entrega de materiais aos munícipes, que facilitam esta separação. 

🔗 Conheça melhor o projeto através do link https://bit.ly/3P2BNr6


 

 

♻️ Dia 21 de dezembro


🗑️ Nesta quadra, reforçamos a importância da correta separação dos resíduos.⁠

Relembramos que no contentor azul deve colocar caixas de cartão (devidamente espalmadas), papel de escrita, impressão ou de embrulho, maços de tabaco (de cartão), envelopes de papel ou caixas de ovos.⁠

Não devem ser depositados resíduos de papel ou cartão sujo ou com gordura, papel vegetal, papel encerado ou parafinado, papel autocolante, guardanapos do papel, papel de rolo de cozinha, papel higiénico ou lenços de papel.⁠

📚 Se tiver livros para descartar faça uma doação à biblioteca mais próxima ou para alguma instituição que os possa reaproveitar. Revistas e jornais poderão ser reutilizados como papel de embrulho.⁠

🔗 Em caso de dúvida, consulte o folheto informativo 'Cada Resíduo no Seu Lugar'. Aconselhamos também o site ‘Wasteapp’, onde poderá pesquisar o que quer deitar fora e saber exatamente onde o deve fazer.



♻️ Dia 20 de dezembro


 

🛢️ Ao preparar a sua ceia de Natal, descarte corretamente os óleos alimentares.
Não deite óleos na sanita ou lavatório, na rede de esgoto, no solo ou diretamente no caixote do lixo. Coloque-os numa garrafa devidamente fechada e em seguida deposite-os no ‘Oleão’ mais próximo.

🔗 Consulte as localizações através do link


 

 

♻️ Dia 19 de dezembro


 

🛋️ Nesta quadra é especialmente importante evitar a acumulação de resíduos na envolvente dos equipamentos de deposição.
Caso tenha resíduos volumosos para descartar, solicite e agende a sua recolha ligando para o Número Verde do Ambiente: 800 201 205.

Aconselhamos também o site ‘‘Wasteapp’, onde poderá pesquisar o que quer deitar fora e saber exatamente onde o deve fazer. 

 

 

♻️ Dia 18 de dezembro

 

🪫 Neste Natal reforçamos a importância da correta separação dos resíduos.
Relembramos a existência do ‘Ponto Eletrão’, onde deve colocar aparelhos eletrónicos indesejados, componentes elétricos, pilhas e lâmpadas. 

🩻 Caso tenha sobras ou medicamentos fora de validade, seringas, agulhas, películas de raio-x ou frascos/ampolas de vidro, deve entrega-los numa farmácia. 

🔗 Em caso de dúvida, consulte o folheto informativo 'Cada Resíduo no Seu Lugar'. Aconselhamos também o site ‘Wasteapp’, onde poderá pesquisar o que quer deitar fora e saber exatamente onde o deve fazer.


 

♻️ Dia 17 de dezembro
 

🍌🥕 Aproveite os restos de alimentos vegetais (crus) e pequenos resíduos verdes do seu jardim para produção de fertilizante natural. 
Participe no projeto de ‘Compostagem Doméstica⁠’, que consiste na atribuição gratuita, pelo Município de Oeiras, de um recipiente próprio para compostagem a residentes em moradias com jardim ou quintal. 



 

♻️ Dia 16 de dezembro

 

 

👩‍👩‍👧‍👧 As boas práticas ambientais passam pela adoção diária de comportamentos que ajudam a melhorar a qualidade ambiental em casa, no trabalho ou em momentos de lazer. ⁠

Em casa, o seu exemplo é um presente fundamental. Nomeie os mais novos como os ‘Vigilantes do Natal Sustentável’: eles irão garantir o cumprimento das boas práticas.⁠

🔗 Em caso de dúvida, consulte o folheto informativo 'Cada Resíduo no Seu Lugar'. Aconselhamos também o site ‘Wasteapp’, onde poderá pesquisar o que quer deitar fora e saber exatamente onde o deve fazer.
 



 

♻️ Dia 15 de dezembro
 

 

👨🏿‍🎨 Para os presentes dos mais crescidos, sugerimos que ofereça um pouco de si.⁠ ⁠ Se gosta de cozinha, ofereça produtos caseiros como compotas, molhos ou mesmo um caderno onde pode compilar as suas receitas favoritas.

Se preferir as artes, pode optar por personalizar uma moldura com memórias ou oferecer um quadro feito por si.⁠


 

♻️ Dia 14 de dezembro


 

 

 

 

 

 

 

 

 

🗑️ Neste Natal reforçamos a importância da correta separação dos resíduos nos Ecopontos. Relembramos que nos contentores verde do ecoponto deve colocar garrafas, frascos (incluindo os de perfumes) e boiões de vidro.

Nos contentores amarelos do ecoponto deve colocar embalagens de plástico, embalagens de cartão para alimentos líquidos, sacos de plástico, latas e aerossóis.

🔗 Em caso de dúvida, consulte o folheto informativo 'Cada Resíduo no Seu Lugar'. Aconselhamos também o site ‘Wasteapp’, onde poderá pesquisar o que quer deitar fora e saber exatamente onde o deve fazer.



 

♻️ Dia 13 de dezembro
 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

🚰 Mesmo nas estações mais chuvosas devemos, sempre, poupar este precioso recurso. Não se deixe de continuar a poupar água.

Em casa, se usar saco ou botija de água quente, lembre-se de reutilizar a água: desta forma estará a poupar em todas as utilizações.


♻️ Dia 12 de dezembro
 


 

🌡️ Com temperaturas mais baixas, deixe os estores da sua casa abertos durante o dia, para a casa receber o calor do sol e evite abrir janelas à noite, para o mesmo não se perder. Antes de ligar sistemas de aquecimento, experimente vestir mais camadas de roupa, usar um saco ou botija de água quente e beber bebidas quentes.

 

♻️ Dia 11 de dezembro
 



🌍 Retribua ao planeta e ofereça um presente à natureza: a erva-das-pampas (Cortaderia selloana) é uma espécie exótica invasora.

Caso tenha no seu jardim exemplares desta planta, corte o mal pela raiz e plante uma espécie autóctone disponibilizada pelos viveiros municipais. 

🔗 Saiba mais sobre as espécies exóticas invasoras de Oeiras, AQUI.
 

♻️ Dia 10 de dezembro
 


 

☃️  Neste Natal saia à descoberta da natureza! Leve a família a passear e venha conhecer a beleza da biodiversidade de Oeiras! Sugerimos os espaços verdes municipais, onde é possível ficar a conhecer a diversidade das espécies através de placas informativas.

🔗 Conheça os Biospots de Oeiras, AQUI.
 

♻️ Dia 9 de dezembro
 


 

✂️ Opte por embrulhar os presentes com sobras de papel dos anos anteriores ou aproveite sacos com motivos natalícios que já tenha em casa.
Em relação às fitas de embrulho, recorra às fibras naturais em vez das tradicionais ou reutilize as que tenha guardadas de outras ocasiões. 

Caso tenha de comprar papel de embrulho, opte por papel reciclado.
 

♻️ Dia 8 de dezembro
 


 

🚶🏽‍♀️ Desafie-se a ir a pé quando for às compras!

Desta forma está a reduzir a sua pegada ecológica e a promover um estilo de vida mais saudável. 

🔗 Conheça a sua pegada: https://bit.ly/3P2q1wU

 

 

♻️ Dia 7 de dezembro



 

♻️ Reutilize, sempre, os seus sacos de compras: desta forma está a poupar recursos e a ajudar o ambiente. Se tiver de comprar sacos, opte por soluções feitas a partir de materiais reciclados.

 

 

♻️ Dia 6 de dezembro
 


 

🎁 Para os presentes de Natal, experimente a economia circular, comprando ou trocando objetos em segunda mão. Se optar de comprar, experimente o comércio local, apoiando produtores e produtos de origem nacional. Pode também optar por produtos de origem biológica que não recorrem à utilização de químicos prejudiciais ao ambiente.

 

 

♻️ Dia 5 de dezembro
 


 

🧸 Os brinquedos para os mais novos são um clássico na hora de abrir os presentes.

Opte por objetos artesanais ou feitos com materiais sustentáveis. Antes de comprar, pense também na sua componente educativa e longevidade. Se tiver de utilizar pilhas, escolha as recarregáveis. 

🟢  Caso tenha pilhas usadas não recarregáveis usadas, deposite-as num Ponto Eletrão. Estes pontos estão localizados em vários hipermercados e também no Mercado Municipal de Queijas, no Mercado Municipal de Carnaxide e na Rua Eugénio dos Santos, em Nova Oeiras (junto ao Pingo Doce do Centro Comercial Palmeiras). Existem também recipientes para o efeito em escolas e outras instituições.

🔗 Mais informações sobre os locais dos Pontos Eletrão através do link  https://bit.ly/3ukyZvS

 

 

♻️ Dia 4 de dezembro
 


🌿 Sabia que o azevinho (Ilex aquifolium) se encontra em vias de extinção? 

Desde 1989 que esta planta passou a espécie protegida e o seu arranque, corte total ou parcial, o transporte e venda estão proibidos. Nas decorações de Natal nunca devem ser utilizados elementos naturais provenientes de espécies em perigo. 

🚨 Ajude a proteger as espécies ameaçadas! 

 

 

♻️ Dia 3 de dezembro
 

 

🏠 Para decorar a árvore - e o resto da casa - poderá optar por utilizar materiais naturais como folhas ou flores (já caídas), construir os seus próprios ornamentos - em madeira, papel ou pasta de modelar - ou promover uma troca de enfeites entre familiares ou amigos. 


Se optar por decoração artificial deve apostar em materiais resistentes para os reutilizar no futuro.
O Calendário do Advento da Sustentabilidade continua até 24 de dezembro.

 


♻️ Dia 2 de dezembro
 


🕯️ Adora o brilho das luzes de Natal?

Deixamos a sugestão: seja no interior ou exterior, opte por enfeitar a sua casa com luzes de Natal com tecnologia LED, que permitem reduzir custos energéticos em cerca de 80%. 

Lembre-se também de desligar sempre a iluminação durante a noite ou quando se ausenta.


 

♻️ Dia 1 de dezembro
 


🎄 Árvore de Natal natural ou artificial?

Se optar por uma árvore natural, esta deve estar plantada em vaso, o que permite que seja replantada no solo, após a quadra natalícia. A árvore deverá ser de uma espécie existente no ecossistema português (autóctone) e proveniente de um viveiro legal.

Se preferir uma árvore de Natal artificial, deve considerar a sua longevidade e manutenção. Caso precise de descartar a antiga árvore artificial, coloque-a na fração do lixo indiferenciado.

🟢  A recolha dos troncos de pinheiro cortados deve ser agendada pelo Número Verde do Ambiente: 800 201 205.