Campanha de Sensibilização | Dejetos Caninos

Campanha de Sensibilização | Dejetos Caninos

02 nov 2020
  • Animais
  • Ambiente
  • Lazer
  • Juventude
foto

No âmbito da estratégia de comunicação Oeiras Pelos Animais, o Município de Oeiras lança a campanha de sensibilização de dejetos caninos 'O cocó do seu cão aos olhos de uma criança'.

 

Esta iniciativa surge da necessidade de incutir nos tutores o sentido de responsabilidade pelas condutas incorretas, nomeadamente a não recolha dos dejetos, apesar de Oeiras dispor de vários equipamentos que dotam a via pública das condições necessárias para tal.

Os dejetos animais deixados nos passeios e jardins por onde passam os munícipes, são algo grave, que afeta toda gente. Com o intuito de promover a harmonia na convivência pública entre animais e munícipes, foi criada uma campanha choque, com uma mensagem forte que pretende sensibilizar os donos dos animais de estimação para a importância de apanhar os dejetos, relembrando que estes não são os únicos a usar a via pública e os jardins.

 

A estratégia utilizada nesta campanha baseia-se em apresentar os perigos que podem ocorrer se os tutores não apanharem os dejetos dos seus animais, evidenciando os riscos que essa má conduta tem especialmente para as crianças. Sem provocar repulsa, mas de forma bem visual e impactante, o propósito é mostrar aos donos dos animais que este se trata de um problema de saúde pública e que pode afetar os seus filhos, sobrinhos e crianças em geral.

 

Os jardins são um dos lugares em que as crianças mais gostam de brincar. A liberdade e o espaço permitem-lhes todo o tipo de brincadeiras. Ao explorarem o mundo com as mãos e com a boca, as crianças estão expostas a situações de perigo constante.

Zelar pela saúde de todos – especialmente das crianças – é uma responsabilidade que diz respeito a cada um de nós.

Nos espaços verdes e jardins do concelho de Oeiras, onde é permitida a entrada de animais, existem dispensadores onde são disponibilizados sacos para recolha dos dejetos caninos, encontrando-se assim ao dispor dos munícipes as ferramentas necessárias para a correta utilização destes espaços.

 

 

NÃO APANHAR OS DEJETOS ESTÁ SUJEITO A MULTA

 

Ao deixar o cocó do seu cão na via pública, sujeita-se à aplicação de uma multa, de acordo com a alínea b), nº 2, art.º 79, do Regulamento de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e de Limpeza Urbana do Município de Oeiras. A coima varia entre 50,00 € e 1.000,00 €.