Centro Histórico de Carnaxide totalmente renovado

Centro Histórico de Carnaxide totalmente renovado

20 abr 2017
  • obras municipais
  • Habitação
foto

O Largo da Pátria Nova constitui o núcleo central da zona antiga de Carnaxide, no qual se localizam diversos elementos patrimoniais como a Igreja de S. Romão, o chafariz, o coreto e o acesso à mina do aqueduto. A intervenção municipal agora concluída reflete um trabalho que privilegia a circulação pedonal e que evidencia o património existente, colocando a tónica no lazer e no convívio.

Estacionamento irregular, caixotes de lixo e postes de fixação de redes aéreas fazem parte do passado do Largo da Pátria Nova.

A envolvente da Igreja de S. Romão apresenta agora uma imagem mais simples que permite uma melhor perceção do local e contemplação da igreja, do coreto e do chafariz.

Todas as atividades relacionadas com a igreja, a capela mortuária, a casa de saúde e os estabelecimentos comerciais existentes foram respeitadas e realizado um esforço no sentido de garantir melhores condições para as mesmas. A criação de uma plataforma junto aos estabelecimentos de restauração que permite a instalação de esplanadas é disso exemplo.

Ao longo do muro que delimita a área de esplanada foi criado um longo banco que garante uma zona de espera e de apoio à paragem dos autocarros.

Todo o sistema viário foi reestruturado, englobando a Rua 5 de Outubro, Rua Francisco Patarrão, Rua Manuel dos Santos Mónica e Rua José Basaliza, tendo em conta a dimensão estreita dos arruamentos, os sentidos de circulação mais favoráveis ao escoamento do trânsito e a opção por um pavimento indutor da moderação de velocidade e de consciencialização do carácter pedonal deste local.

A intervenção envolveu ainda a renovação das infraestruturas subterrâneas, nomeadamente das redes de abastecimento de água, esgotos, telecomunicações, iluminação pública e decorativa, incluindo ainda a instalação de equipamentos enterrados para depósito de resíduos urbanos, as chamadas 'ilhas ecológicas'.

Também a iluminação pública foi renovada, com níveis luminotécnicos moderados tendo em conta que se trata de um núcleo histórico, no entanto garantindo conforto e segurança em todo o espaço público. Foi ainda integrada iluminação decorativa com enfoque nos elementos patrimoniais, como a fachada principal e lateral da Igreja, chafariz e entrada do aqueduto.

Encontra-se ainda programada a intervenção de recuperação dos muros do chafariz, que pela sua especificidade – trata-se de uma estrutura antiga – serão objeto de uma intervenção distinta.

O investimento agora realizado, no valor de mais de 500 mil euros, representa uma das vertentes da revitalização daquele núcleo histórico.

O Município avança, em paralelo, com a reabilitação do edificado, através do Programa Habitação Jovem, encontrando-se já atribuídos cinco apartamentos, a que se somam os investimentos previstos para equipamentos e património, como a recuperação e ampliação da sede da Sociedade Filarmónica Fraternidade Carnaxide e a conservação e restauro da Igreja de S. Romão.