
Luiz Vaz de Camões é o poeta em relevo no 2º Ciclo de Masterclasses, que arranca no dia 7 de novembro, no Auditório do Templo da Poesia, localizado no Parque dos Poetas. Esta segundo ciclo, que terá como moderador Nicolau Santos, será constituído por 11 sessões, que vão decorrer até Fevereiro de 2019.
A estrutura será idêntica ao Ciclo anterior, que foi dedicado a Fernando Pessoa, adotando as interrogações como ponto de partida da reflexão. As razões da nossa escolha são estratégicas e são as seguintes: O facto de ser um dos autores representado no nosso Parque dos Poetas; o lugar inquestionável e simbólico do poeta do cânone literário português e a sua importância também no curriculum escolar. Camões constitui uma das maiores expressões poéticas (senão a maior), escreveu com o próprio sangue a mais representativa das nossas epopeias, Os Lusíadas, e, embora com uma visão das coisas dependentes das estruturas mentais do seu tempo, um inquestionável humanista em busca da utopia, autor não só dos Lusíadas, mas de uma obra vasta e gigante, figura incontornável e desafiante, renascentista, etc. A desmistificação da figura literária pela figura humana, o Homem por detrás da obra e a sua vida um pouco desconhecida para a maior parte das pessoas que o vê como um autor inacessível. Este é o desafio!
O Ciclo de Masterclasses “Camões convida pessoas” vai arrancar no dia 7 de novembro, quarta-feira, às 21:30, com a Maria João Lopo de Carvalho que irá procurar responder à questão: Camões foi mulherengo? Um retrato do homem para além do poeta que vai também ao encontro do romance histórico que Maria João Lopo de Carvalho publicou sobre As mulheres de Camões e o universo feminino.
Camões foi mulherengo?
Com Maria João Lopo de Carvalho | Moderador - Nicolau Santos
Próximas sessões:
Dia 14 de nov - 21h30 | Camões foi um poeta sagrado? José Mário Branco
Dia 21 de Nov - 21h30 | Camões foi um poeta para ler em voz alta? Pedro Lamares
Dia 28 de Nov - 21h30 | Camões foi um homem do seu tempo? Fernando Pinto do Amaral
Dia 5 de Dez - 21h30 | Camões foi um poeta rap? Gisela Cañamero
Dia 12 de Dez - 21h30 | Camões foi dramaturgo? André Gago
Dia 23 de Jan - 21h30 | Camões foi utópico? Afonso Cruz
INFORMAÇÕES:
Templo da Poesia| Parque dos Poetas.
Tel. 21.440.63.30 ouana.jardim@cm-oeiras.pt
Entrada livre sujeita à lotação da sala