Cinco Bandeiras Azuis hasteadas nas Praias e no Porto de Recreio de Oeiras

Cinco Bandeiras Azuis hasteadas nas Praias e no Porto de Recreio de Oeiras

As Bandeiras Azuis, atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), assinalam o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Município de Oeiras no âmbito da qualidade ambiental, segurança, bem-estar e infraestruturas de apoio das suas praias oficiais.

17 jun 2022
  • Oeiras
  • Caxias
  • Paço de Arcos
  • viver
  • Ambiente
  • Praias
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Bandeira Azul hasteada

Durante a manhã desta sexta-feira, dia 17 de junho, realizou-se o hastear das Bandeiras Azuis em simultâneo nas Praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias. A cerimónia oficial teve lugar no Porto de Recreio de Oeiras, que também recebeu uma Bandeira Azul, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Executivo Municipal, dos Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho, e do Presidente da Oeiras Viva, E.M., Rui Mourinha. A cerimónia contou ainda com a intervenção do Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer.

As Bandeiras Azuis, atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), assinalam o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Município de Oeiras no âmbito da qualidade ambiental, segurança, bem-estar e infraestruturas de apoio das suas praias oficiais. Durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras salientou a limpeza de excelência das praias, assim como a importância da limpeza realizada nas linhas de água do concelho e o trabalho desenvolvido para a melhoria da nossa costa. “O Município de Oeiras já investiu 4,5 milhões de euros nas zonas balneares”, referiu.
 


 

Nesta época balnear, os munícipes e visitantes das praias do Concelho de Oeiras poderão usufruir dos novos equipamentos de apoio, de mais estacionamento e da garantia de um serviço de limpeza reforçado. Refira-se que este ano houve um acréscimo do número de papeleiras compactadoras inteligentes, instaladas em toda a extensão do Passeio Marítimo.

Nos areais, a limpeza contará ainda com a limpeza mecânica diária em horário noturno e a recolha dos resíduos depositados nos ecopontos quatro vezes ao dia. Para complementar, os Jovens em Movimento são igualmente presença garantida, desempenhando atividades de manutenção dos areais, acessos e ecopontos de praia. Este ano volta também a ser possível utilizar eco-cinzeiros, disponibilizados à entrada da praia ou nas Bibliotecas, não sendo necessário devolvê-los.
 


 

No âmbito da segurança, o serviço de vigilância balnear é assegurado através de nadadores-salvadores e respetivo plano integrado de salvamento, que garante as melhores condições de segurança aos banhistas. Ao dispositivo de segurança aprovado pela Capitania do Porto de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras acrescentou a disponibilização de meios complementares, como é o caso das torres de vigia e Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE). Refira-se que este último é um equipamento médico de suporte de vida para os casos de emergência médica.

A segurança dos areais e do Passeio Marítimo conta, ainda com uma ação coordenada entre a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Marítima e a Polícia Municipal. 

E como as praias são para usufruto de todos, o Programa Praia Acessível estará uma vez mais disponível em Santo Amaro

Os banhistas têm também ao dispor quatro Bibliotecas de Praia, que disponibilizam várias atividades, assim como livros, jornais e revistas para consulta e empréstimo. Será ainda disponibilizado acesso ao PressReader, uma plataforma com mais de 7.000 jornais e revistas online, de todo o mundo.
 


 

Se não acompanhou a cerimónia do Hastear das Bandeiras Azuis em direto do Facebook de Oeiras, assista aqui.

Verão, é em Oeiras!