
No dia 7 de Março, celebramos, no Templo da Poesia, a mulher, os desafios e lutas que teve de enfrentar ao longo da história para afirmar o seu espaço e a sua identidade. No mundo e no pensamento a voz dominante foi sempre a masculina. O mesmo acontece na matriz escultórica e representativa dos poetas do Parque, já que, de entre 60 autores que nele habitam, apenas 7 são mulheres.
Escolhemos Rita Redshoes para celebrar este dia. É uma cantora, compositora e atriz que dispensa apresentações. A razão que fundamenta a escolha deste concerto e artista é, justamente, o disco Her, lançado em novembro de 2016. Com música e letra de Rita Redshoes, Mulher é um dos temas deste trabalho e que, segundo as palavras da própria artista, nasceu de uma inquietação que foi crescendo à medida que também me fui tornando mulher. Senti-me e sinto-me inúmeras vezes, a medir espaços. Senti e sinto muitas vezes que os meus movimentos e voz são ignorados ou arrumados em caixas de preconceitos, por homens, mulheres e por mim mesma. Somos necessariamente diferentes e é isso que torna a vida rica, misteriosa e divertida. É uma canção em desabafo envolta num misto de orgulho e força.
Em Her, Rita Redshoes envolve-nos nas suas histórias tendo por cenário os arranjos de cordas de Knox Chandler (que já colaborou com REM, Depeche Mode, Marianne Faithful, The Psychedelic Furs, Siouxsie and the Banshees ou Cyndi Lauper).
Juntem-se a nós.
Entrada Livre sujeita à lotação do espaço.
Levantamento de senhas (2 por pessoa), a partir de dia 03/03, das 10H00 às 18H00
INFORMAÇÕES:
Templo da Poesia| Parque dos Poetas.
Tel. 21 097 74 37 ouana.jardim@cm-oeiras.pt;templodapoesia@cm-oeiras.pt