Comunicado

Comunicado | ATUALIZAÇÃO

No local estão viaturas e operacionais das corporações de Bombeiros de Algés, Paço de Arcos e Barcarena, assim como da Proteção Civil Municipal e dos serviços municipalizados que se encontram a trabalhar em coordenação com os Serviços de Obras da Câmara Municipal de Oeiras.

28 nov 2023
  • Algés
  • viver
  • Segurança
  • obras municipais
  • Mobilidade
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

 

ATUALIZAÇÃO | 29 de novembro (14h55)

O Município de Oeiras informa que, tendo em conta o abatimento de via, que se deu ontem, junto ao Largo Augusto Madureira, em Algés, devido ao colapso da galeria da Ribeira de Algés, continuamos com os trabalhos de remoção de materiais e limpeza.

Hoje será feita a estabilização da zona colapsada, com o escoramento provisório da parede lateral esquerda, que garantirá a integridade da ribeira até se efetuarem os trabalhos definitivos na galeria.

O Município de Oeiras apela, a todos, que evitem frequentar o local, respeitando a circunscrição da obra, evitando assim acidentes.


 
ATUALIZAÇÃO (19h26)
Prosseguem os trabalhos de limpeza e contenção na zona do Largo Augusto Madureira onde esta manhã se deu um abatimento de via em Algés, devido ao colapso da conduta da ribeira. O objetivo é repor as condições de segurança. 

Preventivamente foram instaladas as barreiras do novo sistema de retenção e reencaminhamento de água, para salvaguardar o Largo Comandante Augusto Madureira, desviando as águas para a Avenida dos Bombeiros Voluntários. 

No local estão viaturas e operacionais das corporações de Bombeiros de Algés, Paço de Arcos e Barcarena, assim como da Proteção Civil Municipal e dos serviços municipalizados que se encontram a trabalhar em coordenação com os Serviços de Obras da Câmara Municipal de Oeiras.

O Município de Oeiras já notificou formalmente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a necessidade urgente da realização de obras estruturais na conduta da Ribeira de Algés, por forma a aumentar o caudal até à foz.


 

O Município de Oeiras informa que esta manhã ocorreu um abatimento de via junto ao Largo Augusto Madureira, devido ao colapso da conduta naquela secção da Ribeira de Algés. Não há registo de feridos, nem danos materiais.

A Proteção Civil de Oeiras deslocou-se imediatamente ao local, tendo vedado toda a zona num perímetro de segurança que irá manter-se até que estejam repostas todas as condições necessárias à normal circulação.

No local estão ainda técnicos do Município a remover o entulho resultante deste abatimento, de modo a desobstruir a Ribeira de Algés e libertar o caudal de água.

O Município de Oeiras tem vindo a alertar insistentemente o Governo e a Agência Portuguesa do Ambiente para a necessidade urgente de obras de reestruturação na Ribeira de Algés, naquela secção junto ao Largo Augusto Madureira, por forma a aumentar o caudal até à foz.