Conhecido vencedor do prémio municipal RENOV

Conhecido vencedor do prémio municipal RENOV

11 jul 2017
  • obras municipais
  • Comunicação
foto

Já é conhecido o vencedor da edição de 2016 do RENOV – Prémio de Recuperação Arquitetónica de Nova Oeiras. Trata-se de Eduardo Ribeiro de Almeida, na qualidade de proprietário e projetista de um imóvel localizado na Torre F da Alameda Conde de Oeiras, em Oeiras.

Recorde-se que este galardão se insere no âmbito da Estratégia de Recuperação Geral do Bairro Residencial de Nova Oeiras que tem como objetivo principal valorizar as ações de carácter particular ou institucional que procedam a obras de restauro, recuperação ou reabilitação na área do bairro de Nova Oeiras, particularmente nos domínios arquitetónico e de inserção urbana e paisagística.

As obras em causa foram desde o início acompanhadas pelo Gabinete de Apoio Local de Nova Oeiras, através de contactos e reuniões com o arquiteto responsável, igualmente proprietário.

Para a atribuição do prémio foi considerado o facto de a obra ter sido entendida como parte integrante do conjunto das fachadas da Torre F. A par disso, os diversos elementos construtivos e arquitetónicos originais foram mantidos, restaurados ou reconstruídos, nomeadamente as grelhas de cimento, o desenho e as modulações dos diversos vãos e (novas) caixilharias dos janelões das varandas, bem como o respetivo sistema de cores (branco e vermelho).

De assinalar ainda que o resultado desta obra de recuperação/restauro resulta exemplar no quadro das seis torres existentes, contribuindo para a requalificação urbana e ambiental da área onde se situa, e podendo constituir-se em exemplo para subsequentes obras a levar a cabo no bairro de Nova Oeiras.

O prémio tem um valor pecuniário de cinco mil euros.