Dez anos do Porto de Recreio de Oeiras

Dez anos do Porto de Recreio de Oeiras

22 jun 2017
  • Lazer
  • Desporto
foto

Dez anos volvidos sobre a inauguração do Porto de Recreio de Oeiras, a efeméride foi assinalada pela Oeiras Viva EM com um conjunto de iniciativas e um programa comemorativo que decorreu de 3 a 19 de setembro.

'Náutica de Recreio: Oportunidades para o Turismo?' foi o tema que serviu de mote à realização de um seminário que contou com a presença de diversas individualidades com ligação ao universo náutico. Destaque, também, para a realização do workshop 'Desafios do Mar', com as participações do velejador olímpico e skipper da equipa de Abu Dhabi vencedora da última edição da Volvo Ocean Race, Ian Walker, e de Francisco Lufinha, o atleta que bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, num percurso de cerca de mil quilómetros, entre Lisboa e a Madeira, e para a visita guiada ao Navio Escola Sagres, fruto de uma parceria firmada com a Marinha Portuguesa.

O programa de celebrações incluiu ainda a exposição de fotografia intitulada '10 anos consigo no rumo certo!', uma missa campal de homenagem a todos os navegadores e aventureiros que passaram pelo Porto de Recreio de Oeiras, o Campeonato Regional de Mar, a regata do 10.º aniversário do Porto de Recreio de Oeiras / Troféu Vela Azul e uma ação de limpeza subaquática na zona do Porto de Recreio e da praia de Santo Amaro de Oeiras, iniciativa que contou com a colaboração do Centro de Mergulho Haliotis e da Bork You. Esta iniciativa teve como principais objetivos sensibilizar os participantes e a comunidade para o combate à poluição marítima e para o impacte negativo que esta assume na biodiversidade, assim como alertar a sociedade quanto às suas responsabilidades para com o ambiente, particularmente no que respeita à utilização dos recursos com eficiência, diminuindo a produção de resíduos e promovendo a sua reciclagem. A ação permitiu retirar do fundo das águas cerca de 400 quilos de resíduos, onde se incluíam mesas, cadeiras e grades de plástico, barrotes de madeira, ferros, tubos, pneus, peças de automóveis e barcos, carrinhos de supermercado, frascos e garrafas de vidro. A equipa do Kit do Mar também se associou à iniciativa através da dinamização de um jogo lúdico-pedagógico tendo como objetivo promover nos jovens uma consciência cívica e o interesse ativo pela preservação das espécies marinhas. A relação de Oeiras com o rio Tejo é antiga, tendo a construção do Porto de Recreio sido assumida como um momento chave na assunção da importância do mar no desenvolvimento estratégico do concelho, quer do ponto de vista turístico quer desportivo. Dez anos depois, a oferta de infraestruturas de lazer e a reordenação e recuperação da orla ribeirinha do concelho de Oeiras têm mostrado ser fatores diferenciadores, tendo como consequência um crescimento exponencial dos índices de prática desportiva da população e catapultando o turismo no concelho, com reflexos no desenvolvimento do setor da hotelaria e da restauração.

Apostada na formação e na inovação, a empresa municipal Oeiras Viva, responsável pela gestão do Porto de Recreio, pretende reforçar parcerias com entidades de ensino universitário e empresas, de forma a desenvolver projetos orientados para a exploração e fruição marítima. Paralelamente, o Porto de Recreio de Oeiras deve assumir-se como ponto de paragem para os veleiros que fazem a viagem entre o norte e o sul da Europa, procurando o reconhecimento internacional, e também enquanto polo dinamizador do desporto aquático, através da criação de centros de formação e desenvolvimento desportivo em parceria com clubes, associações, federações e o desporto escolar.