Dia do Doente Coronário assinalado em Oeiras

Dia do Doente Coronário assinalado em Oeiras

14 fev 2015
foto

 A prevenção do enfarte do miocárdio foi o tema escolhido para as comemorações do Dia Nacional do Doente Coronário (14 de fevereiro) que este ano tiveram como palco a Oeiras Marina, numa iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Cardiologia, da Câmara Municipal de Oeiras e da Oeiras Viva.

Rastreios cardiovasculares, aconselhamento nutricional e degustação de produtos saudáveis (maçãs de Alcobaça e Pão São) decorreram em paralelo com uma caminhada orientada denominada ‘Passeio com o Coração – Um parceiro para a vida’.

No seu conjunto, o evento teve como objetivo sensibilizar para a adoção de um estilo de vida saudável, que inclua a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada.

De assinalar que anualmente morrem por enfarte do miocárdio mais de 8 000 portugueses, o que equivale sensivelmente a uma morte a cada hora. Estima-se que em 2020 serão as doenças cardiovasculares a principal causa de incapacidade e mortalidade no Mundo. 

Em Portugal, apesar de algum decréscimo nas últimas décadas, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte. Hipertensão, colesterol elevado, tabagismo, obesidade e diabetes são os principais fatores de risco que importa combater.