Em torno do Mobiliário do Século XVIII – o caso do Palácio Marquês de Pombal

Em torno do Mobiliário do Século XVIII – o caso do Palácio Marquês de Pombal

Oeiras

14/10/2017 a 21/10/2017

Palácio Marquês de Pombal

Valor da inscrição - 20,00€

14 de Outubro de 2017
photo

 

 

Com a venda do palácio do marquês de Pombal e do seu recheio, em 1939, dispersou-se todo o mobiliário que durante quase dois séculos decorou os seus interiores.

Este curso livre pretede não só reconstituir algumas dessas peças, a partir da documentação, mas também caracterizar o mobiliário de uma casa senhorial portuguesa em meados do século XVIII.

Coordenação: Isabel Mendonça

José Meco - O palácio do marquês de Pombal em Oeiras: um percurso pelos interiores do palácio e a reconstituição do seu recheio, com base na documentação.

Diogo Lopes - O processo aquisitivo do recheio do Palácio Pombal, em Oeiras. Localização e identificação de algumas peças de referência.

Graça Pedroso - Caracterização do mobiliário português setecentista e o modo de viver da sociedade da época: tipologias, aspetos construtivos e decorativos; relevância funcional, simbólica e semântica.

Sábado - 14 e 21 de outubro

14 de outubro

10h00 – 13h00

José Meco

O Palácio do marquês de Pombal em Oeiras: um percurso pelos interiores do palácio e a reconstituição do seu recheio, com base na documentação.

Diogo Lopes

O processo aquisitivo do recheio do Palácio Pombal, em Oeiras. Localização e identificação de algumas peças de referência.

14h30 – 17h30

Graça Pedroso

Séc. XVIII em Portugal: O aparecimento de novos tipos de mobiliário como resposta a uma sociedade mais exigente, onde o conforto tem uma tónica dominante. A influência estrangeira, a abertura de Portugal à cultura e arte europeia na época de D. João V e as características mais marcantes do seu mobiliário.

21 de outubro

10h00 – 13h00

Graça Pedroso

Transição do mobiliário D. João V para D. José. A lei da Pragmática de 1749 e o terramoto de 1755. A chegada a Lisboa de artífices vindos da província e do estrangeiro. A obrigação de marca própria no mobiliário em 1767. A talha no mobiliário português.

14h30 – 17h30

Graça Pedroso

Estilo D. José (Estilo “Rocaille”) - a influência europeia principalmente inglesa, através dos álbuns dos desenhadores de móveis, e francesa principalmente no mobiliário da corte e da capital. O regresso da carga exótica e orientalizante. Os novos espaços habitacionais e um quotidiano mais intimista obriga ao aparecimento de outros tipos de móveis. O surgimento da sala de jantar. As madeiras utilizadas.

Dirigido a Público jovem e adulto

LOCAL DAS SESSÕES

Palácio Marquês de Pombal, Largo Marquês de Pombal, Oeiras

Inscrição condicionada à lotação prevista.