Empreender desde tenra idade

Empreender desde tenra idade

14 mai 2016
  • Empreendedorismo
  • Ambiente
  • Educação
  • Juventude
foto

A primeira edição do “Empreender na Escola” foi encerrada com a realização de dois eventos: a “Feira do Gaspar”, no dia 14 de maio, na AERLIS - Associação Empresarial da Região de

Lisboa; e o “Concurso de Ideias”, no dia 20 de maio, na Escola Náutica Infante D. Henrique.

Este foi um projeto educativo de promoção do empreendedorismo  que o Município de Oeiras, em parceria com a empresa Gesentrepreneur, está a realizar nas escolas do concelho com o objetivo de formar, educar e sensibilizar as crianças para o empreendedorismo.

O objetivo principal foi dar a possibilidade aos alunos a oportunidade de desenvolverem competências e atitudes fundamentais para o sucesso no século XXI, nomeadamente criatividade, autonomia e capacidade de adaptação perante situações novas.

A “Feira do Gaspar” dirigiu-se às crianças do 1º Ciclo (entre os 8 e os 10 anos de idade), dando-lhes a oportunidade de apresentarem à comunidade as suas ideias, através de uma mostra que reúne os projetos desenvolvidos. Em exposição estiveram jogos inventados pelos alunos nas turmas de 3º ano e negócios feitos pelos alunos nas turmas de 4º ano. Todos os projetos eram relacionados com empreendedorismo e devem ter de algum modo a ligação ao Gaspar, a personagem central do projeto, a partir do qual as crianças descobriram ao longo do ano letivo o que é o empreendedorismo.

A primeira edição do projeto “Empreender na Escola” envolveu 556 crianças do 1º Ciclo, de 23 turmas, das seguintes escolas do Concelho de Oeiras: EB1 de S. Bruno, EB1 Murganhal, EB João Gonçalves Zarco, EB1 JI Porto Salvo, EB1 JI Sophia de Mello Breyner, EB1 JI Amélia Vieira Luís, EB1 Gomes Freire de Andrade, EB1 Conde Ferreira, EB1 Dionísio dos Santos Matias e EB Maria Luciana Seruca.

No dia 20 de maio, teve lugar o “Concurso de Ideias”, destinado aos jovens do ensino secundário/profissional, que levaram 12 ideias a concurso, a serem alvo de apreciação por parte do júri. Refira-se que as 12 ideias a concurso foram selecionadas de entre os 89 formulários enviados por jovens, tendo participado 42 ideias nas semifinais. No total, participaram neste concurso cerca de 580 alunos de nove escolas secundárias do concelho.