Encontro jovens - Projeto Jovem Mais Ativo

Oeiras realiza encontro que visa a participação e a cidadania dos jovens

No âmbito do projeto Jovem Mais Ativo, o Município de Oeiras realizou o encontro das 3 equipas eleitas no mandato 2020/2021 - Organicistas, Alta Pressão e Voz dos Jovens.

29 abr 2021
  • Juventude
Encontro Jovem Mais Ativo com a presença Vereador Pedro Patacho


No âmbito do projeto Jovem Mais Ativo (3ª fase do programa Tu participas, tu decides) o Município de Oeiras realizou o encontro das 3 equipas eleitas no mandato 2020/2021 - Organicistas, Alta Pressão e Voz dos Jovens. Este encontro realizado no passado dia 24 de abril, no INATEL de Oeiras, contou com a presença do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, responsável pelo pelouro da Juventude.


Esta sessão permitiu a reflexão em temas como a participação, a democracia participativa, a cooperação, os valores individuais e de equipa, o trabalho de equipa, recorrendo a metodologias de aprendizagem não formal. Foram ainda analisadas as perspetivas de futuro enquanto “jovens mais ativos da sua comunidade”, dado que o mandato termina em dezembro deste ano.


O encontro contou, ainda, com a presença do Sr. Diretor Municipal, Jorge Barreto Xavier, enquanto comissário da candidatura do Município de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027.  Para além do enquadramento histórico e explicação dos diferentes ciclos de desenvolvimento do concelho, foi abordada a importância da participação dos jovens em projetos como este ou outros que contribuam para a construção da cidade de Oeiras do futuro.


Este é um projeto piloto na área da participação e cidadania dos jovens, com o objetivo principal de ser um processo pedagógico, de aprendizagem de novas competências, fortalecendo os jovens que nele participam, nomeadamente nos seus percursos escolares e profissionais, mas, acima de tudo, enquanto cidadãos mais conscientes e participativos nas suas comunidades.
 

Precisa de ajuda? chatBotLogo