Erasmus+: Capacitar mais, aprender melhor

Erasmus+: Capacitar mais, aprender melhor

09 ago 2017
  • Educação
  • Juventude
foto

Durante dois anos letivos, 2015/16 e 2016/17, um grupo de professores da Escola Básica de São Bruno em Caxias tiveram oportunidade de aperfeiçoar competências no sentido de capacitar os seus alunos para aprender melhor.

Com os fundos europeus do projeto Erasmus+, dez docentes daquela escola frequentaram cursos de formação, maioritariamente ligados ao ensino das línguas estrangeiras e/ou ao uso das tecnologias em sala de aula.

Na modalidade de jobshadowing, duas professoras visitaram escolas na Holanda, em Espanha e na Dinamarca, com o objetivo de observar metodologias inovadoras e conhecer soluções pedagógicas inspiradoras.

Todos os professores beneficiários foram convidados a partilhar experiências com os seus pares, desmultiplicando, assim, saberes adquiridos, competências melhoradas e sobretudo testemunhando a importância do desafio de trabalhar em conjunto com professores de outros países, em língua inglesa numa cidade europeia quase sempre nova.

Já se começaram a sentir os primeiros sinais do impacto deste programa, designadamente o aumento do número de atividades colaborativas de intercâmbio com escolas europeias, incremento do uso de iPads nas aulas, maior motivação dos professores no recurso a ferramentas digitais, internacionalização da escola, entre outros.

De acordo com Marlene Lucas, coordenadora do Projeto Erasmus+ no Agrupamento de Escolas de São Bruno, o entusiasmo evidenciado pelos professores contagiou outros que já expressaram vontade em participar num projeto semelhante, pelo que se prevê que a escola volte a candidatar-se a financiamento, continuando promover os objetivos de dimensão europeia na educação.