Falta 1 mês para o Dia Mundial da Atividade Física na Marginal, em Cascais, Oeiras e Lisboa

Falta 1 mês para o Dia Mundial da Atividade Física na Marginal, em Cascais, Oeiras e Lisboa

Vão ser 15 km de atividades para todas as idades na Avenida Marginal

06 mar 2025
  • viver
  • Juventude
  • Desporto
  • Turismo
  • Lazer
  • Música
  • Saúde
  • Família
  • Crianças

Está quase tudo a postos para o Dia Mundial da Atividade Física. Na manhã do próximo dia 6 de abril, os concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa vão juntar-se, pelo segundo ano consecutivo, para celebrar a prática da atividade física e alertar a população para a importância de hábitos de vida mais saudável. A Avenida Marginal será o palco deste grande evento. 

Ao todo vão ser 15 km de atividades desportivas para todas as idades, desde a Parede (Cascais) a Alcântara (Lisboa), atravessando toda a frente marítima do concelho de Oeiras, no incrível cenário da Avenida Marginal que, neste dia, não terá carros entre as 9h e as 13h.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras mostra-se satisfeito pela união consecutiva entre os três municípios.

"Não podia ser de outra forma. A iniciativa foi um sucesso no ano passado e, portanto, fazia todo o sentido repeti-la novamente. É bom ver a Marginal encher-se de gente interessada e empenhada na prática do exercício físico, num estilo de vida saudável, ainda para mais com uma paisagem privilegiada.  Não tenho dúvidas de que este ano será de igual sucesso”, sustenta Isaltino Morais.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, reafirma o compromisso da autarquia com a saúde e bem-estar.

“Cascais associa-se a Lisboa e Oeiras para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física, reafirmando o compromisso com a saúde, o bem-estar e a prática regular de exercício. A abertura da Avenida Marginal sem carros permite que todos desfrutem do espaço público de forma ativa, seja de bicicleta, skate, trotinete, a correr ou a caminhar. Pretendemos promover a mobilidade sustentável, o convívio comunitário e contribuir para um território mais coeso, saudável, inclusivo e focado no bem-estar de todos. Que esta celebração seja uma oportunidade para estreitar laços, promover a saúde e valorizar a prática desportiva no dia a dia. Convido todos a participar e a aproveitar este momento único!”, sublinha.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, convida a população a participar novamente neste evento.

“Lisboa volta a associar-se aos municípios de Oeiras e de Cascais para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física. Com esta iniciativa, na qual vai ser possível usufruir da Avenida Marginal a pedalar, a correr ou a andar, bem como participar em várias atividades ao longo do percurso, queremos incentivar a prática da atividade física e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis. Convido os lisboetas de todas as idades a juntarem-se a esta grande celebração e a passarem uma manhã única na frente ribeirinha!”, acrescenta.

A Marginal é considerada uma das estradas mais bonitas da Europa e, a proximidade da praia e do oceano ou do rio, ajudam a atrair pessoas de todas as idades. Sem carros, consegue-se proporcionar toda uma nova experiência de mobilidade em segurança a pé, de bicicleta, patins ou trotinete. 

Ao longo do percurso, em locais adjacentes, os parceiros que durante o ano contribuem para promover a prática da atividade física convidam o público a experimentar o que têm de melhor nas várias modalidades, da escalada à zumba, do ténis ao surf, da vela à orientação, passando por circuitos de treino físico, aulas de grupo, pista de skills, mini-ténis, insufláveis, veículos a pedal e jogos tradicionais.