Gabinete Cuidar Melhor assegura intervenção nas demências

Gabinete Cuidar Melhor assegura intervenção nas demências

01 mar 2018
  • Apoio Social
foto

A demência constitui uma das maiores causas de incapacidade e dependência das pessoas idosas e causa um elevado impacto na sociedade, nas famílias e na vida dos cuidadores, afetando-os a nível físico, psicológico, económico e social, sendo que as diferentes exigências ao longo do percurso da doença requerem diversos apoios e formação específica.

O Gabinete Cuidar Melhor de Oeiras, a funcionar desde junho de 2013, resulta de uma parceria entre o Município e a Associação Alzheimer Portugal e visa contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com demência, bem como para o apoio e valorização dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados.

Consiste numa resposta personalizada e de proximidade vocacionada para prestar informações e apoio técnico, de modo a melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar, através de uma intervenção pluridisciplinar, assente nos valores da parceria, do respeito pela dignidade humana e da personalização da intervenção.

Este gabinete realiza atendimentos presenciais e oferece os seguintes serviços: informação sobre questões relacionadas com a doença, tais como, causas, sinais de alerta, diagnóstico e intervenção e encaminhamento para as respostas socias e outras existentes na comunidade.

Também presta consultas de apoio jurídico, realiza ações de formação para cuidadores familiares e profissionais e ações de sensibilização dirigidas à comunidade. Presta ainda serviços clínicos a preços sociais: avaliações neuropsicológicas, sessões de estimulação cognitiva para as pessoas com demência e consultas de apoio psicológico para os cuidadores.

Além disso, disponibiliza uma Linha de Apoio (T. 210 157 092) que funciona nos dias úteis, das 10h às 13h e das 14h às 17h, e através da qual a pessoa com demência ou o cuidador podem falar com um técnico com formação específica para lhes prestar informações ou simplesmente para os ouvir e apoiar.

Os atendimentos presenciais no Gabinete Cuidar Melhor realizam-se às sextas-feiras, das 9h30 às 13h00, no Centro de Juventude de Oeiras.