Há Prova em Oeiras

Há Prova em Oeiras

06 mai 2016
  • Gastronomia
  • Cultura
  • Vinho
  • Comunicação
foto

A edição de 2016 do “Há prova em Oeiras” teve lugar no ambiente único do Palácio Marquês de Pombal e a sua quinta, nos fins-de-semana de 6, 7 e 8, e no de 13, 14 e 15 de maio. É um dos eventos mais emblemáticos de Oeiras, tendo como tema o vinho e a gastronomia.

O evento esteve organizado numa lógica tripartida.

Uma área indoor de exposição, prova e venda de vinhos com produtores e distribuidores de Lisboa e outras regiões de Portugal, sendo que pelas salas do Palácio distribuíram-se as áreas de prova e venda de vinhos e de degustação. Outra das áreas foi destinada à degustação gastronómica com restaurantes selecionados de Oeiras - venda de comidas e bebidas. Por último, desenvolveu-se um conjunto de atividades paralelas na área dos vinhos e gastronomia (workshops).

Alguns dos produtores presentes no evento foram: Quinta do Alcube – Setúbal; António Saramago – Setúbal; Magnum Vinhos – Dão; Casa da Passarela – Dão; AdegaMãe – Lisboa; Quinta das Carrafouchas – Lisboa; Herdade da Malhadinha - Alentejo; e, Quinta dos Vales – Algarve.

O público teve oportunidade de provar e comprar vinho, além de visitar algumas das salas mais emblemáticas do Palácio, que são o Salão Nobre, as Salas de Diana, da Música, da Concórdia.

Na Capela decorreram momentos de animação musical, que proporcionam uma experiência bem ao género do Séc. XVIII.

Quanto à gastronomia, centrou-se no piso inferior do Palácio, na Sala de Jantar do Marquês e adjacentes. Ali estiveram presentes oito restaurantes, nomeadamente: Casa da Dízima, Patio Antico (italiano), Fornos do Padeiro (tradicional), Rio’s, Até Chia! (fusão), Hamburgaria Insular (madeirense), Mercearia André (tradicional) e 7 Castelos (tradicional).

Nos jardins, com uma zona de esplanada, também houve espaços em tenda: o Chá da Barra|Villa, a Maria Cacao, o Don Pavili, a Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos e o Lourinius - Pastéis de Portuga, marcaram presença neste evento.

No Lagar de Azeite realizaram-se ainda atividades de showcooking, por conceituados chefs e visitas à Adega do Marquês.