Jorge Barreto Xavier nomeado Diretor Municipal do Município de Oeiras

Jorge Barreto Xavier nomeado Diretor Municipal do Município de Oeiras

13 set 2019
  • Educação
  • Apoio Social
  • Cultura

Jorge Barreto Xavier foi nomeado para a função de Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultural da Câmara Municipal de Oeiras.

 

A nomeação teve como base o seu inestimável valor profissional, fundado numa profícua experiência curricular, tanto na área cultural como social, e com muito trabalho desenvolvido e resultados logrados ao nível de diversas estruturas da Administração Central do Estado.

 

Licenciado em Direito, especialidade Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com Diploma de Estudos Avançados em Ciência Política da Universidade Nova de Lisboa, Jorge Barreto Xavier possui uma vasta experiência profissional tendo desempenhado diversas funções públicas, de consultoria e de Ensino e Investigação. Atualmente é Coordenador do Programa Cultura, Desenvolvimento e Sociedade do Instituto de Políticas Públicas e Sociais/ISCTE-IUL, Coordenador da Winter School "O Lugar da Cidade", iniciativa conjunta do IPPS-IUL e AgaKhan Trust for Culture, Professor Auxiliar Convidado do ISCTE – IUL e Investigador Associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES–ISCTE–IUL).

 

Desempenhou também a função de Secretário de Estado da Cultura (2012/2015); foi representante do Governo de Portugal no Conselho Europeu de Ministros da Cultura, na Conferência Ibero-Americana dos Ministros da Cultura e na Conferência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa dos Ministros da Cultura (2012/2015); foi Diretor–Geral das Artes do Ministério da Cultura (2008/2010); Administrador do Fundo de Fomento Cultural (2008/2010) e Adjunto do Ministro da Cultura do XVII Governo Constitucional (2008). Entre 2003 e 2005, Jorge Barreto Xavier desempenhou o cargo de Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, com os Pelouros da Cultura, Juventude e Defesa do Consumidor.

 

Na área da Consultoria, foi Consultor do Programa Escolhas/Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI (2011/2012, Consultor da Presidente da Assembleia da República (2011), da Casa Pia de Lisboa (2007/2008), do Ministro da Cultura do XV Governo Constitucional (2002), do Presidente do Conselho de Administração da Fundação das Descobertas/Centro Cultural de Belém (1996/2000) e do Conselho Diretivo da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa (1995/1999)., entre outros.

 

Relativamente ao Ensino e Investigação, Barreto Xavier foi responsável da Unidade Curricular "Políticas Públicas da Cultura" do Mestrado de Gestão e Estudos da Cultura da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE–IUL (2011/2018) e da Unidade Curricular "Gestão das Indústrias Criativas" do Mestrado de Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE–IUL (2011/2018). Foi ainda membro do Conselho do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (2011/2012).

 

O seu contributo será de importância extrema para valorizar ainda mais a Cultura, o Apoio Social e a Educação neste concelho, vetores estratégicos da política do corrente executivo.