Jovens da Orquestra Solidária do Bairro dos Navegadores estreiam-se no dia do Município de Oeiras

Jovens da Orquestra Solidária do Bairro dos Navegadores estreiam-se no dia do Município de Oeiras

11 jun 2020
  • Apoio Social
  • Habitação
foto

 

 

 

Os jovens que integram o projeto 'Novos Horizontes – A OCP Solidária no Bairro dos Navegadores', da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), atuaram este domingo pela primeira vez, no âmbito das comemorações do 261.º Dia do Município de Oeiras.

Ao fim de vários meses de ensaios, as crianças e jovens músicos que compõe este projeto solidário puderam finalmente demonstrar o resultado da sua dedicação num momento musical elogiado pelo Executivo e público presente, no qual foram sempre respeitadas as recomendações das Autoridades de Saúde no atual contexto epidemiológico.

'Novos Horizontes – A OCP Solidária no Bairro dos Navegadores', da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), pretende promover a inserção social através do ensino da música, no âmbito dos Contratos Locais de Segurança de Oeiras.

O projeto engloba um conjunto de 'workshops' que decorrem nas escolas do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, bem como no centro de convívio do Bairro dos Navegadores e visam dar a escutar e a experimentar os instrumentos musicais aos jovens, bem como criar diálogo e relação com os músicos que acompanharão os futuros alunos no ensino da música. O projeto integra ainda uma Oficina de Instrumentos Musicais, para construção de instrumentos por parte dos alunos.

Os Contratos Locais de Segurança de Oeiras são um projeto articulado com o Ministério da Administração Interna e visam reduzir as vulnerabilidades sociais, prevenir a delinquência infantil, eliminar fatores criminógenos e, por fim, o reforço da visibilidade policial, integrando programas de policiamento de proximidade no plano de intervenção.