Mais um edifício recuperado no centro histórico de Oeiras

Mais um edifício recuperado no centro histórico de Oeiras

22 jun 2017
  • obras municipais
  • Habitação
foto

O conjunto de edifícios correspondente aos números 3, 5 e 7 da Rua Marquês de Pombal é o próximo a ser objeto de obras de reabilitação no âmbito do Programa Habitar Oeiras, vertente Habitação Jovem nos Núcleos de Formação Histórica. A obra vai permitir a criação de 11 novos fogos.

 

 

A intervenção, promovida pela Câmara Municipal através do Gabinete Técnico Local do Centro Histórico de Oeiras, assentará em três pressupostos essenciais. Por um lado, a recuperação do edifício e consequente adaptação a novos usos habitacionais e comerciais, mediante a correção das atuais patologias e a substituição de elementos cuja recuperação não é viável. Por outro, a construção de um novo corpo do edifício, ocupando uma parte do logradouro adjacente ao edifício e à Rua Marquês de Pombal. Este edifício novo será enquadrado na malha urbana do quarteirão e alinhado com os adjacentes, propondo-se uma integração arquitetónica por contraste antigo/contemporâneo. Finalmente prevê-se o aproveitamento do logradouro, com cerca de 500 m2, para uso público.

 

O projeto contempla a criação de 11 fogos destinados a habitação jovem, sendo três de tipologia T0, sete T1 e um T2. No piso térreo serão mantidos os dois espaços comerciais, incluindo um restaurante com esplanada no logradouro.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 938.100,00€, incluindo IVA, com o prazo de execução de 660 dias, aguardando o visto do Tribunal de Contas.

Esta reabilitação irá complementar o Programa Habitação Jovem em Oeiras, aliando-se aos três edifícios já reabilitados na Rua Cândido dos Reis e Rua da Costa, totalizando vinte e dois fogos. Desta forma, o Município promove a contínua recuperação do parque edificado e revitalização do tecido social do centro histórico da vila sede do concelho.