Mar Acessível: Uma Praia para Todos

Mar Acessível: Uma Praia para Todos

A Praia de Santo Amaro de Oeiras recebeu, no dia 11 de junho, uma ação do programa ‘Praia Acessível’, promovendo momentos de alegria no mar para pessoas com mobilidade reduzida.

16 jun 2025
  • Oeiras
  • viver
  • Lazer
  • Apoios
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Fotografia de grupo com todos os participantes.

A manhã soalheira de 11 de junho, na Praia de Santo Amaro de Oeiras, ficou marcada por momentos de partilha, inclusão e alegria, graças a uma ação especial integrada no programa ‘Praia Acessível’, que visa garantir o acesso ao mar a pessoas com mobilidade reduzida.

A iniciativa contou com a presença de utentes, técnicos especializados e da Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, Teresa Bacelar, que fez questão de acompanhar de perto a atividade.



O projeto, que visa garantir que todos possam usufruir dos prazeres da praia em segurança e conforto, contou com o apoio de uma equipa de monitores e nadadores-salvadores, preparados para auxiliar os participantes no acesso ao mar. Na areia, foram disponibilizadas cadeiras anfíbias e passadeiras de madeira, essenciais para facilitar a deslocação de quem se encontra em cadeira de rodas.

Entre sorrisos e alguma ansiedade inicial, os participantes viveram experiências únicas dentro de água, com a ajuda dos instrutores que garantiram toda a segurança e acompanhamento durante o banho de mar e as atividades de iniciação ao surf adaptado. 



No final da manhã, a satisfação era visível nos rostos de todos. O mar, mais uma vez, provou ser um espaço de encontro, superação e felicidade, acessível a todos.



O programa ‘Praia Acessível’ é uma aposta contínua da autarquia de Oeiras, que, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Oeiras e a ProAtlântico – Associação Juvenil, promove atividades regulares durante a época balnear, sensibilizando também a comunidade para a importância da inclusão social.

Este ano, Oeiras conta ainda com a participação da Surfaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado que oferece a experiência da prática de surf nesta modalidade a todos os frequentadores da praia, sejam ou não utilizadores do projeto, todas as manhãs de segunda-feira durante a época balnear.⁠

Saiba mais sobre o programa 'Praia Acessível'.