Marinha e o Município de Oeiras assinam acordo de cooperação

Marinha e o Município de Oeiras assinam acordo de cooperação

Os dois protocolos destinam-se à promoção de atividades de inovação e à beneficiação do Aquário Vasco da Gama.

10 fev 2023
  • viver
  • Segurança
  • Ambiente
  • Património
  • Freguesias
Fotografia do Presidente e Almirante

Os dois protocolos, firmados pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, destinam-se à promoção de atividades de inovação e à beneficiação do Aquário Vasco da Gama.

Esta cooperação enquadra-se na visão de futuro da Marinha nos domínios económico, tecnológico, científico e cultural da Defesa Nacional e, ao mesmo tempo, visa transformar o Concelho de Oeiras num hub internacional de Inovação Tecnológica e promoção industrial, com ênfase nos setores de Aeronáutica, Espaço e Defesa.

A cerimónia contou com uma intervenção inicial feita pelo Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, que deu um enquadramento em relação aos objetivos desta parceria. Seguiu-se uma breve intervenção do Capitão de Fragata, João Carlos Lourenço da Piedade, realçando a importância da formalização desta nova parceria com o Aquário Vasco da Gama

“Este protocolo só mostra que dentro do Estado e dentro das estruturas da administração pública há também uma consciência da importância do que é o património comum para todos nós portugueses”, sublinhou o Almirante Henrique Gouveia e Melo, que agradeceu ao Município de Oeiras “o facto de ter estado sempre na linha da frente a ajudar-nos com o reviver desta instalação [Aquário Vasco da Gama], que é única, traz modernidade e história, e consegue juntar o passado, presente e futuro de forma única”. 


 

Relativamente ao protocolo da inovação, o Chefe do Estado-Maior da Armada refere que o facto de estar hoje a assinar um protocolo com o Município de Oeiras “mostra que há, pelo menos, duas entidades em Portugal que percebem perfeitamente o que é que estão a fazer para ajudarem este país a dar um salto para o futuro”.

Para Isaltino Morais, “estes protocolos representam o culminar de uma evolução do Município”. E acrescentou que Oeiras “procura ser o motor da criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da ciência e da investigação”. 

Assista na íntegra a esta sessão AQUI.