
MODOS DE VER | Parque dos Poetas - Jardins Esquecidos
Em junho de 2020, propomos a estreia do segundo “volume” do projeto, “Jardins Esquecidos”, em que, apoiados nas obras de alguns dos mais emblemáticos poetas portugueses do século XX (Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Manuel Alegre), em ligação com outras obras e autores internacionais, se criará uma performance em torno do conceito de “palimpsesto”, concebendo uma intrincada narrativa sobre os amores e desamores de um pescador de Oeiras, uma história romanceada que, progressivamente, se vai complexificando, à medida que cada espetador vai sendo “transportado” pelos caminhos desse maravilhoso parque em Oeiras, explorando-se as imagens de “jardim” e “paisagem” associadas a noções como Crença, Poder, Ordem, Expressão Cultural, Expressão Pessoal ou Identidade. Será a sua própria casa, os seus objetos pessoais, a sua mobília, os cheiros, as memórias, o cenário e os adereços deste espetáculo que acabará por juntar, de modo surpreendente, inovador, espetadores e artistas. Ao longo de dois meses, às sextas e sábados à noite, durante os meses de junho e julho, deverá realizar-se uma emissão online, usando múltiplas plataformas, em simultâneo, com conteúdos pré-gravados e outros produzidos ao vivo, em tempo real.
Sem saírem das suas casas, percorrendo os corredores das suas habitações, fechados numa divisão, sentados no sofá, deitados num tapete, a observar a rua a partir da janela da cozinha, dentro de um chuveiro, cada espetador encontrar-se-á com outros espetadores, partilhará momentos únicos com a equipa do teatromosca que se encontrará a dirigir toda a experiência (teatral, radiofónica, telefónica, multimédia) à distância.
Aproveitando os materiais já reunidos ao longo dos primeiros meses de 2020, quando se pensava em criar uma nova performance sobre o Parque dos Poetas para estrear em junho deste ano, propomos criar agora uma proposta pensada, especificamente, para o Parque dos Poetas, para o município de Oeiras e para os novos dias que vivemos agora intensamente.
Atendendo ao facto de a vida no espaço público se fechar cada vez mais na segurança da quarentena domiciliária, as soluções online apresentam-se, cada vez mais, como recurso fundamental que nos permite mantermos uma ligação aos outros e ao mundo que se encontra para lá dos limites das quatro paredes em que estamos encerrados. O momento é excecional e reina a incerteza. As salas de espetáculos estão encerradas, os cinemas estão fechados, as exposições, as galerias e os museus não estão disponíveis para receber visitantes, as programações culturais estão suspensas e ninguém parece ter garantias suficientes para arrancar com novos projetos. Aceitando que o contacto com o público se encontra muito limitado, interessará estabelecer novos métodos de criação e de apresentação pública, recorrendo, naturalmente, a soluções remotas, providenciadas por plataformas online.
Como ingressar na sessão:
1. Instale a aplicação Zoom num dispositivo móvel – telemóvel, tablet ou computador portátil. (https://zoom.us/download).
2. Faça a inscrição na sessão pretendida, selecionando a data da mesma, através do link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMlcuGsqjsiHNCArAr-YPgtqEBRD9-4SIDq
3. Receberá, posteriormente, um email da equipa do teatromosca a confirmar a sua inscrição e a disponibilizar todas as informações necessárias à participação no espetáculo.
4. No dia do espetáculo, deverá entrar na sessão antes das 21h, a partir das 20h30. O espetáculo é uma experiência individual pelo que deverá utilizar auscultadores.
5. Ao ingressar na sessão, deverá habilitar a entrada com vídeo e áudio (faremos testes de som e vídeo com todos os espetadores antes do início do espetáculo).
6. Deixe o teatro entrar em sua casa! Bons espetáculos!
NOTAS:
* O espetáculo deverá ser experienciado através de um dispositivo móvel: telemóvel, tablet ou computador portátil que não necessite de estar ligado à corrente elétrica.
** O espetáculo é uma experiência individual pelo que deverão utilizar auscultadores. Se na sua casa existir mais do que um espetador interessado em participar, deverá proceder a inscrições distintas.
Um projeto do teatromosca, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras
* espetáculo via Zoom com entrada gratuita mediante inscrição prévia no link:https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMlcuGsqjsiHNCArAr-YPgtqEBRD9-4SIDq
Contactos - reservas e outras informações
Email: geral@teatromosca.com
Tel.: 963 403 255
Duração: 120 minutos
Classificação etária: A classificar pela CCE