Monumento ao Neolítico de Leceia foi inaugurado esta sexta-feira

Monumento ao Neolítico de Leceia foi inaugurado esta sexta-feira

10 jul 2020
  • Mobilidade
  • Cultura
foto

O Monumento ao Neolítico que está instalado no centro da nova rotunda de Leceia, na freguesia de Barcarena, foi inaugurado esta sexta-feira, dia 10 de julho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Mais do que ter a função de regular o trânsito automóvel, esta rotunda é ela própria um objeto de arte, contribuindo para a qualidade do espaço circundante.

Ali foi criado um espaço cénico com uma imagem associada ao Castro de Leceia e ao Homem do Calcolítico, constituindo, ao mesmo tempo, um ponto de referência no local. O projeto traz para a rotunda um memorial ao barro e ao cobre enquanto materiais utilizados na altura do povoado, há 5 mil anos.

A empreitada de construção desta nova rotunda incidiu numa zona de intervenção com uma área aproximada de 4 760.00 m2 e caracteriza-se fundamentalmente por um eixo viário que vence um desnível acentuado desde a Rua da Fonte com a Estrada de Leceia e a Rua Pedro Alvares Cabral.

A interceção deste eixo viário foi efetuado através de uma rotunda, situada no local do antigo Mercado.

A empreitada incluiu a requalificação das ruas envolventes do antigo Mercado, com o objetivo de melhorar a qualidade do espaço público de proximidade, aumentar o espaço pedonal, organizando e aumentando a fluidez do trânsito automóvel.