Município de Oeiras em cooperação com Dongcheng, Pequim, República Popular da China

Município de Oeiras em cooperação com Dongcheng, Pequim, República Popular da China

17 set 2018
  • Cooperação e geminações
foto

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a celebração de um Memorando de Entendimento para Intercâmbio e Cooperação com o distrito de Dongcheng, Pequim, República Popular da China, reforçando, desse modo, as relações entre Portugal e a China.

As autoridades locais desempenham, num mundo cada vez mais globalizado, um papel fundamental na prossecução do desenvolvimento de um quadro harmonioso de cooperação entre os povos, criando ou reforçando laços, sejam de solidariedade, económicos ou comerciais.

Mantendo a tradição no âmbito das políticas de cooperação, o Município de Oeiras procura agora alargar a sua área de atuação, iniciando um ciclo de cooperação mais vocacionada para a promoção e internacionalização da economia de Oeiras.

Este acordo, assinado pelo Município e o Distrito assenta no respeito mútuo dos respetivos interesses comuns:

1. Promover a cooperação amigável, a prosperidade comum e o desenvolvimento económico e social de ambas as partes;

2. Ambas as partes desenvolverão ações de cooperação nos campos da Economia e Comércio, Cultura, Educação, Promoção e desenvolvimento da indústria, Serviços urbanos, Planeamento urbano, entre outros. Quaisquer acordos decorrentes do presente Memorando, e relacionados com essas áreas de interesse mútuo, serão desenvolvidos em conjunto.

3. Deverão ser mantidos contactos regulares entre os dirigentes e os serviços competentes de ambas as partes, a fim de viabilizar as reuniões sobre todas as ações concretas de cooperação, bem como assuntos de interesse comum.

O presente acordo irá vigorar pelo período de 5 anos, renovando-se automaticamente por iguais períodos.