Município de Oeiras encaixa 14,5 milhões de euros em hasta pública

Município de Oeiras encaixa 14,5 milhões de euros em hasta pública

26 nov 2019
foto

O Município de Oeiras vendeu seis lotes de terreno para construção sitos em Miraflores/Algés, no passado dia 30 de outubro, em hasta pública que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho. Os terrenos foram arrematados pela empresa Índice Plural, sediada em Oeiras, por 14,5 milhões de euros, mais meio milhão de euros do que o preço base estabelecido.

Depois de duas hastas públicas terem ficado desertas, o Município decidiu manter o preço base de 14 milhões de euros por entender ser o valor adequado para aqueles lotes, em conformidade com o estudo realizado pela Comissão Municipal de Avaliações.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, “os terrenos do Estado têm exatamente o mesmo valor dos terrenos privados. Como tal, defendemos sempre dois princípios: o primeiro era vender apenas pelo valor adequado, isto é, o valor de mercado; e o segundo era fazê-lo através de hasta pública, de modo totalmente aberto e transparente. Estamos muito satisfeitos por verificarmos que, ao longo deste processo, tivemos sempre razão: era possível vender bem e de modo transparente.”

Recorde-se que o Município propôs a venda dos lotes ao mercado por entender que a vocação daqueles terrenos é a que resulta do Plano de Pormenor aprovado e deve ser desenvolvida por privados (habitação, comércio e escritórios).