Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias

Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias

28 jul 2020
  • cidadania participativa
foto

A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, no valor total de 5.000,00€, para apoiar o funcionamento dos Postos de Enfermagem da Junta de Freguesia de Barcarena e da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (Delegação de Caxias).

Recorde-se que estes postos de enfermagem foram criados de modo a dar uma resposta de proximidade na área da saúde à população, nomeadamente à mais idosa, com mais dificuldades na deslocação e à que reside em localidades mais distantes das unidades de saúde do Serviço Nacional de saúde (SNS). Nestes equipamentos são prestados serviços de saúde primários, tais como avaliações (medição da tensão arterial, glicémia, colesterol, Índice de Massa Corporal), administração de injetáveis e tratamentos diversos, sem custos ou a preços reduzidos.

A manutenção do funcionamento destes postos comporta custos anuais que se devem, sobretudo, a honorários com recursos humanos (estão afetos a cada autarquia dois enfermeiros), à aquisição de materiais e aos serviços de recolha de resíduos. O défice desse funcionamento é suportado pelas receitas normais das Juntas de Freguesia.

Os três postos de enfermagem da responsabilidade da Junta de Freguesia de Barcarena realizaram, em 2019, de forma totalmente gratuita, 2.226 atendimentos, distribuídos da seguinte forma: Leceia – 1.069 assistências; Queluz de Baixo – 1.025 assistências; Barcarena – 132 assistências.

O Posto de Enfermagem da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias, localizado na Delegação de Caxias, realizou, no ano transato, 525 atendimentos.