Município de Oeiras financia em 100% a requalificação da Igreja Matriz de Oeiras

Município de Oeiras financia em 100% a requalificação da Igreja Matriz de Oeiras

16 jul 2020
  • obras municipais
foto

 

No âmbito da política de Preservação do Património Cultural existente no concelho, o Município de Oeiras está a proceder à requalificação da Igreja Matriz de Oeiras, localizada em pleno Centro Histórico da vila (Largo 5 de Outubro). 

Os trabalhos relacionados, de conservação, restauro e resolução de anomalias, abrangendo o edificado e o património integrado, orçam os € 624. 370,46 e, estão a ser financiados na sua globalidade pela autarquia.

 

Da intervenção no corpo da capela-mor, é de realçar a reabilitação da cobertura, a estabilização das paredes e de outras estruturas como as abóbodas e o trono. No exterior do monumento, entre outros, estão a ser reparados os rebocos, limpeza e tratamento de cantarias, a revisão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, a conservação dos sinos e cabeçotes, ferragens e mostradores dos relógios. 

No interior da Igreja além da conservação e restauro da pintura mural em abóbadas e paramentos das paredes e, dos revestimentos em pedra ornamental, está a ser feita a limpeza e conservação da pintura sobre tela, da escultura e talha dourada, o tratamento do teto abobadado da capela-mor e do da sacristia, revisão dos pavimentos em madeira e em pedra, da zona cultual.

 

Esta intervenção iniciada em julho de 2019 está estimada decorrer até outubro de 2020. 

 

Investimento na preservação deste património cultural: € 624. 370,46