Município de Oeiras viabiliza apoio financeiro para sem-abrigo

Município de Oeiras viabiliza apoio financeiro para sem-abrigo

07 ago 2020
  • Apoio Social
foto

 

O Município de Oeiras viabilizou a atribuição de €25.000,00 ao IDEQ - Instituto para a Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos, para apoio às atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto APOIAR e para apoiar a capacidade de intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo. 

 

Durante o período de confinamento, o IDEQ colaborou ativamente com a Câmara Municipal de Oeiras na operacionalização do Centro de Acolhimento temporário de Paço de Arcos – Isolamento face à COVID-19, na disponibilização aos utentes de medicação gratuita, roupa, produtos de higiene pessoal e de alimentos para reforço das refeições, entre outros. 

 

O IDEQ desenvolve atividades de apoio social em Oeiras desde 1997, com o objetivo de intervir junto da população toxicodependente/alcoólicos e suas famílias, através do Projeto “Apoiar”, que se centra no desenvolvimento de atividades de prevenção primária, tratamento e reinserção social.

 

Em 2013, a Câmara Municipal cedeu um apartamento ao IDEQ para acolhimento e transição para pessoas em situação de sem-abrigo, garantindo uma intervenção personalizada e adaptada aos recursos de cada utente. Inaugurado a 6 de março de 2013 e a funcionar desde 4 de novembro de mesmo ano, o espaço “Casa dos Corações” dispõe de capacidade para acolhimento simultâneo de 3 ou 4 pessoas por um período de tempo estimado em 6 meses.

 

Durante o ano de 2019, o IDEQ efetuou 2699 atendimentos a um total de 155 pessoas com percursos de vida sobretudo marcados por situações de sem-abrigo e/ou por consumos de estupefacientes.