Município reforça parcerias estratégicas

Município reforça parcerias estratégicas

22 out 2018
  • Cooperação e geminações
  • estratégia e economia

Valorizamos as parcerias estratégicas, através da cooperação entre organizações e redes internacionais, pelo que o Executivo Municipal deliberou voltar a aderir a várias redes a que já tinha pertencido até 2014, aquando da renúncia à participação em várias entidades externas, nacionais e internacionais, pelo Executivo de então.

Além do mais a Câmara Municipal de Oeiras decidiu também fazer novas adesões a outras entidades.

Rumo à modernização deste Município, que inclui um desenvolvimento/articulação mais internacional, considera-se que as redes regionais e globais de cidades oferecem oportunidades para a criação de parcerias que a longo prazo geram emprego e crescimento económico.

A participação ativa de Oeiras nestas redes e projetos de cooperação internacional promove a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas e a participação em projetos inovadores e geradores de valor.

O futuro urbano precisa ser resiliente, sustentável, inclusivo, seguro, eficiente em termos de recursos, inovador, com uma economia circular e infraestrutura inteligente. Muitos outros requisitos poderiam ser adicionados à visão, o que aumentaria o organismo já complexo que é um ambiente urbano. A cidade de amanhã está repleta de complexidade, mas através de ações integradas e inclusivas, um nível de simplicidade poderia ser alcançado.

Para este propósito, os governos locais precisam de trabalhar ao lado de atores nacionais e internacionais, partilhar dados, integrar ações, desenvolver projetos-piloto cooperativos e encontrar novos modelos de financiamento para vencerem os desafios da promoção de territórios coesos, resilientes, mais seguros, mais preparados e sustentáveis.