Noite Europeia dos Investigadores pela primeira vez em Oeiras

Noite Europeia dos Investigadores

A primeira Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras é inteiramente dedicada à ciência produzida no município. A Marina de Oeiras é o local escolhido como ponto de encontro entre investigadores e novos públicos.

24/09/2021 a 24/09/2021

Marina de Oeiras

Gratuito

24 de Setembro de 2021
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
  • ciência e inovação
imagem genérica do evento

A primeira Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras é inteiramente dedicada à ciência produzida no município. A Marina de Oeiras é o local escolhido como ponto de encontro entre investigadores e novos públicos.

A primeira Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras vai ter lugar no dia 24 de setembro, entre as 16H00 e as 22H00, na Marina de Oeiras. Promovido pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), no âmbito do projeto Ciência Aberta a Oeiras, trata-se de uma oportunidade única para a aproximação da ciência aos cidadãos. A entrada é gratuita.

Ao longo do dia, o público encontrará um espaço dinâmico e no qual poderá ter contacto próximo com os cientistas que participam na investigação em Oeiras. Aqui, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e de experimentar a ciência e conhecer a investigação desenvolvida pelas várias instituições científicas no município.

O programa da Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras - com propostas para todos os gostos, idades e curiosidades - inclui jogos, debates, demonstrações, workshops, conversas, visitas náuticas guiadas e muitas outras atividades.

O tema da edição de 2021 é o Pacto Ecológico Europeu, dando-se especial importância a áreas como a sustentabilidade, a biodiversidade e a energia limpa, além de outras.

O público poderá participar em várias atividades, desde uma visita de barco ao icónico Farol do Bugio com um historiador da EMACO (Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras), explorar as poças de maré e a biodiversidade entre a noite e o dia numa visita orientada por um biólogo às poças de maré junto à Marina, para observar a biodiversidade aí existente, descobrir como se faz a Limpeza Subaquática com um grupo mergulhadores que estará a recolher o lixo subaquático apoiado por uma bióloga. “Futuro verde: qual a nossa parte?” será o tema de um debate entre investigadores do ITQB NOVA e IGC e a Novo Verde, com moderação de Rui Neto Pereira do Programa Cogito: Ideias que transformam. O programa inclui também a demonstração de um robô aquático e de um barco solar do Instituto Superior Técnico (IST), e pelo meio pode ainda passar no espaço de conversa com investigadores ou no espaço infantil com atividades e experiências para os mais novos.

E referir ainda que, durante a Noite acontecerá o lançamento do livro infantil “Ao Ataque!”. Da autoria da investigadora Márcia Alves, este é um livro dedicado aos mais pequenos sobre a importância da vacinação e como o exército do nosso corpo nos ajuda. 

As famílias poderão também acompanhar um episódio especial da websérie Cientistas em Casa ao vivo, com a participação de investigadores do ITQB NOVA e IGC, e dos convidados especiais, Katia Guerreiro e Rui Unas.  Terá também lugar um workshop de ilustração científica, onde será possível aprender técnicas de desenho.

A Noite Europeia dos Investigadores decorre desde 2005 por toda a Europa na última sexta-feira de setembro, em mais de 300 cidades. É uma iniciativa das Ações Marie Skłodowska-Curie, financiada pela Comissão Europeia para desmistificar a investigação e o trabalho dos cientistas, aproximando assim a ciência do grande público. Em Portugal, o ITQB NOVA juntou-se ao i3S e à Agência Ciência Viva para levar a Noite a 21 locais por todo o país, com o projeto REGGAE (Researchers for European Green Growth And Education).
 

A edição Oeiras conta com a colaboração do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Município de Oeiras e com o apoio da Oeiras Marina, da Oeiras Viva e da candidatura de Oeiras à capital europeia da cultura 2027.

Mais informações.