Nómadas do Pensamento

Nómadas do Pensamento - Ciência, Negacionismo e Fakenews: Os Desafios da Cidadania e do Pensamento

Conjunto de debates que pretende regressar a temas intemporais, libertos de condicionamentos e espartilhos herdados dos percursos históricos que desde há muito limitaram o debate entre o Religioso, o Espiritual, a Estética e a Filosofia. Online às 21h00.

08/06/2021

Online - Facebook do Municipio de Oeiras e das Bibliotecas Municipais de Oeiras

08 de Junho de 2021
  • Cultura
imagem do evento

Iniciamos no mês de junho o ciclo de conversas Nómadas do Pensamento que decorrerá com uma periodicidade bimensal e contará com dois moderadores residentes e dois convidados em cada sessão.

Neste espaço pretende-se regressar a temas intemporais, libertos de condicionamentos e espartilhos herdados dos percursos históricos que desde há muito limitaram o debate entre o Religioso, o Espiritual, a Estética e a Filosofia.

 

A primeira sessão terá lugar no próximo dia 8 de junho às 21h00 e é dedicada ao tema Ciência, Negacionismo e Fakenews: Os Desafios da Cidadania e do Pensamento.

 

Poucas vezes, como no último ano, fomos confrontados com a diferença, potencialmente complementar, entre a decisão científica e a decisão política. Ouvimos os cientistas, estes esgrimem argumentos, e a decisão, de forma informada, é tomada por quem tem a responsabilidade política.

Parece simples esta linha de informação e decisão, mas ela tem de partir de um pressuposto que é uma das bases da nossa civilização: apesar da decisão ser política, todos nós aguardamos que a ciência nos ilumine para que a decisão seja o mínimo possível subjetiva. Ninguém quer que decisões como as da luta contra uma pandemia, sejam do quadro da simples e vulgar opinião, mas sim apoiadas por um conhecimento sólido, com base em dados exatos, certos e robustos.

A Ciência, formulada como uma metodologia de procura do conhecimento assente no Método Experimental, tornou-se parte essencial da nossa sociedade de confiança. A medicina é um campo de quase veneração social que resulta da validação do seu saber e dos resultados positivos da sua ação. 
Contudo a sociedade interroga-se: ela é útil, ou déspota? A ciência ganhou alguns laivos de quase ideologia omnipotente: "Técnica e Ciência como Ideologia", recordando o título da obra já clássica do filósofo Jürgen Habermas. 

Ironicamente, e partindo desta "dúvida sistemática" que a sociedade lança, no momento mais alto do conhecimento científico detido pela nossa espécie, temos também o ressurgimento de grupos que recusam a ciência, alimentando posturas negacionistas que colocam em risco a saúde pública.

Várias interrogações se colocam neste momento:
- O que é a verdade científica no campo da cultura popular?
- Qual o lugar de uma cultura científica na sociedade? 
- Deve esse lugar ser definido pelo Estado que, dessa forma, afirma o que é um "saber oficial", escamoteando, por exemplo, a liberdade religiosa? 
- A liberdade de cada indivíduo poderá ir contra o que a ciência afirma como o mais correto, nomeadamente na saúde e até na conceção do corpo?

Para discutir estas e muitas outras questões contaremos, nesta primeira sessão, com as seguintes presenças:

Moderadores: 

  • Paulo Mendes Pinto
  • Pedro Abrunhosa

Convidados:

  • Pacheco Pereira
  • João Magueijo

Todas as sessões do ciclo contarão com um momento musical proporcionado por Pedro Abrunhosa.

A sessões decorrem às 21h00 na página de Facebook do Municipio de Oeiras e das Bibliotecas Municipais de Oeiras.