Nós Leitores Junho 2023

Nós Leitores Junho 2023

Ana Bacalhau é a próxima convidada do ‘Nós Leitores”.

21/06/2023 a 21/06/2023

Biblioteca de Praia de Paço de Arcos

Gratuito

21 de Junho de 2023
  • Paço de Arcos
  • viver
  • Educação
  • Biblioteca
  • Cultura
  • Lazer
  • Família
  • Freguesias
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Ana Bacalhau

Ana Bacalhau é a convidada da próxima sessão do ‘Nós Leitores”, que se realiza dia 21 de junho, às 19h, na Biblioteca de Praia de Paço de Arcos. A entrada é livre.

Este projeto convida personalidades reconhecidas da sociedade portuguesa que se destacam na sua atividade profissional/artística como por exemplo músicos, arquitetos, políticos, atores, desportistas, etc. centrando o foco na sua experiência de leitura, nas suas leituras preferidas e de como estas intervieram na constituição do seu Eu, tanto a nível pessoal como profissional.

Saiba mais sobre a convidada e o moderador:

➡️ Ana Bacalhau
Ana Bacalhau nasceu em 1978. Queria ser professora de Português e Inglês quando era criança e, conforme planeado, seguiu os seus estudos nesta área. Mas as aulas de guitarra que tanto pedia aos seus pais levaram a que descobrisse a sua voz e uma vontade de fazer música que nunca mais largou. 
A primeira banda chamou-se Lupanar. Nasceu em 2001, de uma ideia conjunta de Gonçalo Tocha e Dídio Pestana de fazer música em Português, explorando sons, palavras e géneros musicais sem constrangimentos ou barreiras. Aí conheceu Zé Pedro Leitão, contrabaixista, com quem formou o trio de Jazz Tricotismo, em 2005, onde exploraram em conjunto o seu gosto pelo Jazz e Blues. 
A Deolinda chegaria em 2006. Com ela, o desejo de viver em exclusivo da música torna-se realidade e desde então tem percorrido o mundo com as palavras e sons da banda. Para além do seu trabalho na Deolinda, com quatro álbuns galardoados e centenas de concertos, partilhou a voz e o palco com outros músicos, como Gaiteiros de Lisboa, Sérgio Godinho, Xutos & Pontapés, António Chainho, Pedro Abrunhosa e Ana Moura. 
Em 2013, recebeu o convite para participar numa canção promovida pela ONU, One Woman, de entre um lote de 25 cantoras, onde se incluem Concha Buika, Bebel Gilberto e Rokia Traoré. A canção pretende alertar para a defesa dos direitos das mulheres. Uma viagem necessária para a redenção, depois da queda. 
É desta forma crua e sincera que Ana Bacalhau apresenta o seu primeiro álbum em Nome Próprio e que define o seu muito aguardado segundo, intitulado ‘Além da Curta Imaginação’. Este é um trabalho inevitavelmente pessoal e intimista, gravado entre janeiro e outubro de 2020, refletindo, por isso, a longa e penosa jornada que a pandemia impôs. Há um disco antes da pandemia e outro depois da pandemia: o alinhamento espelha isso mesmo, elencando as canções por ordem cronológica de gravação.


➡️ Tito Couto
É formado em Jornalismo. Escreveu para o Jornal de Notícias (Público e Press Association) e produziu dezenas de eventos literários nacionais e internacionais, entre os quais se destacam as presenças portuguesas na Feira do Livro de Bogotá (2013) e Guadalajara (2018). Dinamiza há 12 anos o programa Conta-me histórias, onde já entrevistou dezenas de músicos portugueses em mais de três centenas de espectáculos. Em 2016 lançou o livro Algo estranho acontece, sobre António Zambujo e Miguel Araújo. Escreveu a biografia Carmen Miranda. Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim, com ilustrações de Sofia Neto, da colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma parceria do Pato Lógico com a Imprensa Nacional.

Atividade gratuita, sujeita à capacidade da sala por ordem de chegada. Evento com transmissão na página de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais.

ℹ️ Para mais informações:
📞 214 406 340 | ✉️ fernanda.marques@oeiras.pt
A Câmara Municipal de Oeiras reserva-se o direito de recolher imagens do evento para efeitos de divulgação.