Nova vida para a casa Mira-Tejo

Nova vida para a casa Mira-Tejo

11 out 2018
  • obras municipais
  • Habitação
foto

Ficou recentemente concluída a empreitada de reabilitação do imóvel localizado no n.º 8 da Avenida Ivens, integrada no âmbito do Programa Habitação Jovem no Núcleo Antigo do Dafundo. Ficam assim disponíveis mais cinco fogos destinados a arrendamento à população jovem.

Trata-se de um edifício que integra, com outros dois edifícios municipais, o denominado conjunto Vila Shore. A casa Mira-Tejo tem presença marcante na frente marginal, com uma fachada tipo chalé – característica daquele núcleo urbano – e que originalmente daria sobre a praia do Dafundo.

Construído no início do século passado, o edifício apresenta diversas fachadas com personalidades distintas, sendo a fachada da frente marginal a principal e a mais nobremente tratada (cimalha, varanda em estrutura metálica, telhado característico das edificações tipo chalé, revestimento de azulejos na fachada e frontão). As restantes fachadas têm características mais pobres, beirados com forro em madeira, janelas de peito e rebocos caiados. A sul, a intervenção de recuperação e manutenção respeitou a imagem já consolidada.

Em termos funcionais não existiram grandes alterações à compartimentação interior inicial do imóvel, viabilizando-se a integração de dois apartamentos no piso térreo e três no piso superior. Um dos apartamentos é acessível, por forma a permitir a utilização por pessoas com mobilidade condicionada, e com usufruto de um pequeno logradouro.

Deste modo ficam disponíveis para o Programa Habitação Jovem cinco fogos, com as seguintes tipologias: dois T0 (com áreas brutas entre os 46 e 48m2), dois T1 (com áreas brutas entre os 56 e 66 m2) e um T2 (com área bruta de cera de 74 m2).A obra foi executada pela empresa Cobeng, Lda. e representou um investimento de cerca de 346.450,00€.

Recorde-se que este edifício se encontrava em avançado estado de degradação e foi nesse contexto que surgiu a decisão da aquisição e posterior intervenção, por forma a potenciar a recuperação daquele núcleo, disponibilizando uma opção de arrendamento acessível destinado à população mais jovem.