Novas pontes transatlânticas

Novas pontes transatlânticas

05 nov 2006
  • Relações Internacionais

No decorrer do mês de Outubro, o presidente da Câmara, encabeçando uma delegação da Autarquia e na companhia do presidente do Instituto Nacional de Administração, Valadares Tavares, realizou uma visita oficial a Boston, com o propósito de estudar os avançados sistemas de gestão integrados das principais unidades de saúde daquela importante cidade norte americana.

Recolhendo importantes ensinamentos sobre as mais avançadas unidades hospitalares e académicas do mundo, Isaltino Morais reuniu com as administrações do Boston Medical Center, do Brigham and Women’s Hospital e de importantes centros de saúde, como South Boston Health Center e o Upham’s Corner Clinic.

Com novas filosofias de gestão, sobretudo centradas no interesse do utente, num sistema de funcionamento em rede, integrando hospitais e centros de saúde, o presidente da Câmara pôde constatar como funcionam as melhores unidades de gestão em saúde, numa experiência que se quer ver repetida em Oeiras, particularmente nos novos centros de saúde a construir ao longo dos próximos anos.

Lançando as bases para novas pontes de cooperação transatlântica, o presidente participou em reuniões na Câmara Municipal de Boston e com importantes congressistas estaduais de Massachusetts, cuja ascendência portuguesa os torna particularmente sensíveis a estes laços luso-americanos.

No Senador Marc Pacheco e no Congressista Robert Correia, Isaltino Morais ganhou dois novos embaixadores para a causa do desenvolvimento do nosso concelho. Sensibilizando a comunidade empresarial e científica de Massachusetts, Isaltino Morais reuniu ainda com o presidente do Conselho Biotecnológico de Massachusetts e ex-Presidente do Parlamento Estadual, Thomas Finneran, com quem teve oportunidade de agendar uma visita, já neste mês de Novembro, a Oeiras desta instituição, acompanhada por algumas das mais importantes empresas do sector radicadas naquela região.

Um grupo que será liderado pelo Senador Marc Pacheco. Cumprindo uma das suas principais metas eleitorais, o presidente da Câmara reuniu, ainda, com a Associação de Post-Graduação de Estudantes Portugueses nos EUA, atraindo para o concelho nos seus projectos de investigação futuros, alguns dos melhores alunos portugueses das universidades norte-americanas.